15 abril 2011

PROVA CONCURSO PÚBLICO - GUARDA CIVIL MUNICIPAL MOSSORÓ

TEXTO:
A Guarda Municipal pode ser mais que apenas uma corporação, pode ser principalmente solidária, dinâmica e uma grande prestadora de atendimentos de excelência em várias áreas de atuação para a população, trazendo benefícios com idéias simples e com um custo quase inexistente.
Existem vários programas das Guardas Municipais no Brasil que estão apresentando resultados positivos junto a sua localidade. Em virtude da sua atuação direta com a comunidade, as Guardas Municipais passam a conhecer as tipicidades dos bairros, a ponto de, em determinadas regiões, onde a insegurança era premissa máxima, agora o cidadão já pode dizer: “eu estou me sentindo mais seguro, quando caminho pela minha cidade”.
O maior dilema da Guarda Municipal, enquanto prestadora de serviço de Segurança Pública Municipal, na esfera municipal, não é encontrar resistência frente à legislação vigente, doutrina ou jurisprudência, mas na intransigência de alguns dirigentes que a veem como uma concorrente.
Cabe lembrar que quanto mais precária é a segurança oferecida pelo Poder Estatal, maior será o número de prestadoras de segurança particular, muitas na clandestinidade, colocando em risco seus próprios contratantes.
À medida que a criminalidade aumenta no país em proporções assustadoras, surgem tendências político-partidárias querendo diminuir a competência na área de segurança pública por parte dos municípios.
Como podemos observar, em um determinado estado brasileiro, através da Diretriz nº. PM3-001/02/01, editada em janeiro de 2001, pelo comando geral, a finalidade era repassar aos comandos locais o que segue abaixo:
“Padronizar os procedimentos das OPM em relação às Guardas Municipais existentes, bem como, aqueles a serem adotados junto ao poder público municipal nos municípios em que houver pretensão de criação dessas instituições e outras providências a serem adotadas para desestimular iniciativas nesse sentido.” (grifo do autor)
Percebe-se claramente que a preocupação deste comando não está voltada à área de segurança pública dos municípios em pauta, mas, sim, às lacunas deixadas por esta instituição, em virtude do seu sistema metódico, de certo modo arcaico, ser ineficiente frente às necessidades básicas da comunidade. O medo maior está na concorrência de um órgão público municipal capaz de diminuir os índices de insegurança local.
Anteriormente, a preocupação estava centrada no estado, em virtude da dicotomia policial. O governo federal, buscando pôr um fim a esse dilema, iniciou o processo de integração das instituições policiais. Para alguns comandantes retrógados manterem-se ocupados, optaram em começar a se preocupar com a existência e manutenção das Guardas Municipais, esquecendo-se da sua principal função que é oferecer Segurança Pública de qualidade.
Por outro lado, enquanto estes comandos digladiam-se politicamente, a criminalidade vem crescendo e se organizando cada vez mais, a ponto de tornar o povo e a polícia reféns em suas próprias casas e casernas. O crime nas grandes cidades tornou-se insustentável. O criminoso passou a desafiar as próprias instituições de segurança, que acabam por ser invadidas ou tornam-se objetos de atentados.
(...)
Cabe ainda ressaltar que a Guarda Municipal não está exclusivamente voltada para a segurança pública, conforme os moldes do Regime Militar, mas, sim, para atuação na área de defesa social que corresponde a uma parcela significativa da prestação de serviço à comunidade de maneira extensiva, o qual abrange segurança pública, defesa civil, entre outras ações do poder público.
(...)
A criminalidade não se resolve no contexto restrito da segurança pública, mas em um programa de ampla defesa social, isto é, numa política social que envolva o punir (quando útil e justo) e o tratamento ressocializante do criminoso e do foco social de onde emerge.
Dessa forma, a Guarda Municipal, sendo a prestadora de serviço que trabalha diuturnamente representando o Poder Público Municipal, em todos os bairros e periferias, torna-se uma das poucas instituições do município capaz de dar o pronto atendimento às necessidades locais.

(www.direitonet.com.br/artigos/Por-que-manter-a-guarda-municipal/Por Claudio Frederico de Carvalho/com adaptações)


01) A ideia principal do texto é:
A) A criminalidade aumenta em proporções assustadoras.
B) Os programas das Guardas Municipais apresentam resultados positivos junto às localidades onde atuam.
C) As Guardas Municipais conhecem as tipicidades dos bairros onde atuam.
D) As Guardas Municipais não têm atuação eficiente junto às localidades.
E) As forças estaduais não conseguem controlar e combater a violência.

02) “...quanto mais precária é a segurança oferecida pelo Poder Estatal, maior será o número de prestadoras de serviço de segurança particular...” A oração destacada estabelece com a outra oração uma relação de:
A) Proporcionalidade.
B) Temporalidade.
C) Conformidade.
D) Finalidade.
E) Consequência.

03) Assinale a afirmativa que NÃO pode ser comprovada pelo texto:
A) Comandantes retrógados digladiam-se politicamente e a criminalidade cresce e se organiza.
B) O crime nas grandes cidades tornou-se insustentável.
C) A Guarda Municipal é uma instituição prestadora de atendimento, dispensável, porque acarreta altos custos para os cofres municipais.
D) As prestadoras de serviço de segurança particular, às vezes, colocam em risco os próprios contratantes.
E) Em algumas localidades, as organizações policiais têm adotado um relacionamento mais profissional, policiais civis e militares junto com Guardas Municipais no combate ao crime.

04) O texto pode ser considerado como:
A) Dissertativo.   B) Publicitário.   C) Descritivo.   D) Narrativo. E)   Científico.

05) Assinale a alternativa em que, considerando o contexto, a palavra grifada NÃO pode ser substituída pela que está entre parênteses mantendo o mesmo sentido:
A) “... uma grande prestadora de atendimentos de excelência em várias áreas de atuação para a população,...” 1º§ (fornecedora)
B) “... enquanto prestadora de serviço de Segurança Pública Municipal, na esfera municipal,...” 3º§ (setor)
C) “... maior será o número de prestadoras de serviço de segurança particular, muitas na clandestinidade,...” 4º§ (ocultação ilegal)
D) “... nos municípios em que houver pretensão de criação...” 7º§ (vaidade)
E) “... em virtude da dicotomia policial.” 9º§ (divisão)

06) Considerando o texto, assinale a alternativa correta quanto ao aspecto gramatical:
A) Em: “Existem vários programas das Guardas Municipais no Brasil...” 2º§ fica correto substituir existem por têm.
B) “O maior dilema da Guarda Municipal, enquanto prestadora de serviço...” 3º§ o conectivo grifado tem o mesmo valor semântico que à medida que.
C) “À medida que a criminalidade aumenta no país em proporções assustadoras...” 5º§ o acento indicativo da crase usado no início da frase é facultativo.
D) “... surgem tendências político-partidárias querendo diminuir a competência na área de...” 5º§ as palavras grifadas obedecem à mesma regra quanto ao uso do acento gráfico.
E) “... a finalidade era repassar aos comandos locais...” 6º§ mantém a correção gramatical o uso de vírgula depois de repassar.

07) A reescrita do texto alterou o sentido original em:
A) “Anteriormente, a preocupação estava centrada no estado, em virtude da dicotomia policial.” / A preocupação
anteriormente estava centrada no estado, em virtude da dicotomia policial.
B) “O criminoso passou a desafiar as próprias instituições de segurança, que acabam por ser invadidas.” / O criminoso, que passou a desfiar, as próprias instituições acabam por ser invadidas.
C) “O crime nas grandes cidades tornou-se insustentável.” / Tornou-se insustentável o crime nas grandes cidades.
D) “O governo federal, buscando pôr um fim a esse dilema, iniciou o processo de integração das instituições policiais.” / Buscando pôr um fim a esse dilema, o governo federal iniciou o processo de integração das instituições policiais.
E) “Existem vários programas das Guardas Municipais no Brasil que estão apresentando resultados positivos junto a sua localidade.” / Há vários programas das Guardas Municipais no Brasil que estão apresentando resultados positivos junto a sua localidade.

08) Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos aspectos gramaticais:
A) No 1º§ “solidária, dinâmica e uma grande prestadora” concordam com “A Guarda Municipal”.
B) No 2º§ “... as Guardas Municipais passam a conhecer...” O “a” antes de “conhecer” não pode levar o acento indicador da crase, porque está antes de verbo no infinitivo.
C) No 8º§ “Percebe-se claramente que a preocupação deste comando não está voltada à área de segurança pública...”. O uso do acento indicador da crase em “à área” justifica-se pela regência do verbo “está”.
D) No 10º§ “O criminoso passou a desafiar as próprias instituições de segurança, que acabam...” o pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito de “acabam”.
E) As palavras “país” e “constituídos” são acentuadas porque o “i” formou hiato tônico.

09) Há ERRO de grafia na seguinte alternativa:
A) As Guardas Municipais vem contribuindo na erradicação da violência, ou seja, a algum tempo tem, de maneira significativa, trabalhado junto com organizações policiais.
B) É um privilégio trabalhar para garantir a segurança pública e obter sucesso.
C) As Guardas Municipais devem atuar com outros órgãos no combate à violência.
D) Há alguns empecilhos para a atuação eficiente das Guardas Municipais.
E) Todos se veem reféns dos criminosos.


Vamos responder – Boa Prova!




Um comentário:

  1. a gmrio quer e melhores salarios e acabar com a injustiÇa dos inspetores que so visao seus interesses.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com