21 abril 2011

Nota oficial de Esclarecimento da Guarda Municipal de Varginha


20/04/2011




Em virtude do incidente ocorrido em 17/04/2011 em que agentes e 02 viaturas da Guarda Municipal de Varginha foram atacadas, a Guarda Municipal de Varginha vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
Agentes da Guarda Municipal de Varginha encontravam-se escalados nas praças José de Rezende Paiva (Praça da Fonte) e Getúlio Vargas, onde realizavam patrulhamento preventivo e segurança no Projeto Seresta na Praça, evento cultural apoiado pela Prefeitura de Varginha.
Por volta das 22:30h os guardas municipais foram acionados para sanarem uma irregularidade na Praça José de Rezende Paiva, onde um veículo parou no meio da via (popularmente conhecida com rua do “Grill”), abriu a tampa traseira e ligou o som automotivo em elevadíssimo volume, gerando congestionamento no trânsito e transtorno para os motoristas que tentavam passar pelo local.
Ao se aproximarem do veículo para realizarem a orientação do condutor e pedir que o mesmo circulasse, 03 (três) guardas municipais foram surpreendidos e recebidos a pedradas e garrafadas por uma turba ensandecida de aproximadamente 40/50 marginais que cercavam o veículo e dançavam ao redor do mesmo.
Devido a excessiva desvantagem numérica, os guardas municipais não tiveram outra alternativa que não deixar rapidamente o local e solicitar reforço de seus colegas e das demais forças de segurança, pois não haviam policiais militares nas praças onde os fatos se desenrolaram e a Guarda Municipal havia escalado 06 (seis) agentes para realizarem os serviços previstos para aquela noite.
Os marginais perseguiram os guardas municipais por aproximadamente 50 metros, razão pela qual fizeram uso de “spray de pimenta” para afastá-los.
Após os guardas municipais embarcarem na viatura os marginais continuaram a jogar pedras e garrafas que geraram prejuízos de ordem material consistente na quebra de vidros de 02 viaturas, uma que conduzia os guardas municipais e outra que se encontrava em apoio a Seresta na Praça Getúlio Vargas.
A chegada de reforços e apoio de outras equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar levou cerca de 20/30 minutos, quando o tumulto já havia acabado e os vândalos dispersados.
Felizmente não houve guardas municipais feridos gravemente.
Retificando a Nota Oficial enviada a imprensa pela laboriosa Polícia Militar de Minas Gerais acerca do fato, esclarecemos:

Que em momento algum a Guarda Municipal de Varginha tentou abordar um veículo VW Gol, o procedimento consistia numa simples orientação;

02 viaturas e não 03 foram danificadas;

A Guarda Municipal não atende ocorrências policiais, sendo certo que inúmeras solicitações e pedidos que constantemente nos são dirigidos são encaminhados à PMMG;
A Guarda Municipal de Varginha reafirma seu compromisso com a Segurança Pública, entendendo que sempre agiu, age e agirá dentro da legalidade e nos estritos limites de sua competência.
Data máxima vênia, entendemos que não cabe à PMMG orientar ou recomendar procedimentos a outras Corporações inseridas no contexto da Segurança Pública e que não estão a ela subordinadas, existindo para tal fim órgãos formalmente constituídos.
O ataque covarde a autoridades legalmente constituídas não é uma afronta apenas e tão somente à Guarda Municipal de Varginha e sim à Sociedade e a todo o sistema de Defesa Social, razão pela qual devemos reagir com firmeza e coragem ao infame incidente do dia 17/04/2011.
O momento é de união e integração, palavras de ordem quando trabalhamos de maneira verdadeiramente eficiente na promoção da Segurança Pública, despidos de vaidades e interesses corporativos.
A Guarda Municipal de Varginha e seus agentes conquistaram em menos de 07 anos o carinho e o respeito dos varginhenses, sendo aprovados por mais de 80% da população.
O incidente do último domingo só veio a reforçar ainda mais nosso espírito de equipe e a nossa imensa vontade de fazer cada dia mais e melhor para Varginha e sua gente.

Guarda Municipal de Varginha: segurança e cidadania!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com