24 abril 2011

Patrulha ambiental volta à ação


A Patrulha intensificará o combate à poda drástica
A Patrulha Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, está novamente atuando em Catanduva. A novidade foi anunciada esta semana pelo secretário, Carlos Alberto Calixto Lapera.

De acordo com a Prefeitura, a Patrulha foi criada pela lei nº 4.171, em dezembro de 2005, e tem seu efetivo extraído da Guarda Civil Municipal, com foco em atividades preventivas, educativas, de fiscalização e autuação dos infratores, visando preservar o meio ambiente.

Neste período de retomada, a Prefeitura afirma que a Patrulha Ambiental focará a orientação e prevenção. A informação é do comandante da corporação e inspetor da GCM, Rogerio Lahóz Gil: “Estamos à disposição para orientações ao público, palestras e outros projetos”.

Após esta etapa, a Patrulha intensificará o combate à poda drástica, extração de árvores, despejo de materiais em locais não homologados, fogo e ocupação de áreas verdes ou de proteção, entre outras ações de degradação ambiental.



Justiça

Segundo dados, uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade dirigida pela Câmara impedia, a partir de liminar, a atuação da Patrulha Ambiental. Em decisão do Tribunal de Justiça do Estado, a defesa do meio ambiente pelo município prevaleceu.

No texto do acórdão expedido pelo TJ, reafirma-se que o município pode legislar sobre o meio ambiente, tornando legítima a criação da Patrulha Ambiental. “O município tem o dever constitucional de proteger o meio ambiente", aponta.

O TJ afirma ainda que "A Guarda Municipal é instituição adequada para exercer semelhante fiscalização", referindo-se à proteção na zona urbana e apontando que, se o município não o fizer, "dificilmente a União ou o Estado o farão".



Denúncia 

Consciência é fundamental para que Catanduva preserve seu meio ambiente e se desenvolva de modo sustentável. A Prefeitura conta com a sua ajuda para fiscalizar a cidade, por isso denuncie qualquer tipo de abuso ambiental, nos telefones: 0800-757-9191 e 3524-7239, ou pelo e-mail: meioambiente@catanduva.sp.gov.br



Crimes Ambientais 

- Poda drástica

- Poda com equipamento inadequado

- Poda sem autorização

- Extração sem autorização

- Despejo de materiais sólidos e líquidos em local não homologado

- Atear fogo

- Degradação do meio ambiente

- Extração de terra em locais públicos

- Ocupação de áreas verdes e APPs

Um comentário:

  1. Olá companheiro tudo na paz,do grande DEUS!Aqui é o cmt,Pereira da Brigada Guardiões Do Cerrado,somos defensor do meio ambiente.Visite nosso blog.www.brigadaguardioesdocerrado,blogspo.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com