24 maio 2011

Guardas municipais querem atuar na proteção dos habitantes


15:37 - Guardas municipais querem atuar na proteção dos habitantes (01'47'')

Copiar Arquivos: Arquivo de áudio WMA Arquivo de áudio MP3 estério Arquivo de áudio MP3 estério
A existência das guardas municipais nas cidades está ligada ao tamanho da população: elas existem em quase noventa por cento dos municípios com mais de 500 mil habitantes. E contam hoje com 80 mil guardas no total. Mas a presença das guardas nas grandes cidades, algumas com altos índices de violência, não faz a população se sentir mais segura.

Uma pesquisa do Ipea feita há dois anos mediu a percepção das pessoas sobre a segurança pública. E identificou que a maioria dos brasileiros tem muito medo de ser assassinada e de ser vítima de um assalto a mão armada.

No seminário promovido pela Comissão de Legislação Participativa, representantes da categoria defenderam a aprovação da proposta que modifica a constituição autorizando as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes.
Atualmente, a instituição faz apenas a proteção de bens, serviços e instalações. Para o deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo e relator da proposta, o trabalho das guardas é fundamental no apoio às polícias.

"Veja o caso de Ralengo, se a guarda municipal do Rio estivesse assumido sua atribuição de estar à frente a escola, aquela pessoa veria a rotina da presença do guarda ele não teria planejado se quer a invasão na escola e matado tantas pessoas".

Para o guarda municipal de São Paulo e presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, Maurício Domingues da Silva, a aprovação da PEC pode ser eficaz em evitar tragédias.

"É extremamente importante, porque você passa a dar polícia as guardas municipais. Que é fundamental tem muitas cidades que a verdadeira segurança pública é exercida pelas guardas municipais, em apoio a polícia militar e a polícia civil"

A PEC que amplia as competências das guardas municipais está pronta pra votação em plenário.

De Brasília, Paula Bittar.

terça-feira, 24 de maio de 2011
Reprodução autorizada mediante citação da Rádio 
Telefone: (61) 3216-1700
Fax: (61) 3216-1715
Fale Conosco


Use nosso material na sua rádio

O serviço de radioagência tem como objetivo oferecer às emissoras de todo o país a oportunidade de levar gratuitamente aos seus ouvintes a cobertura diária das atividades parlamentares, os programas jornalísticos e os spots educativos produzidos pela Rádio Câmara.
Todo o material postado em nosso site está disponível para download nos formatos WMA e MP3, e pode ser reproduzido por qualquer emissora, desde que citada a fonte (Rádio Câmara).
Se a sua rádio já utiliza ou se interessa pelo nosso material, por favor preencha o formulário abaixo para que possamos estreitar nosso contato e aperfeiçoar o atendimento. Para mais informações sobre o serviço, entre em contato pelos telefones 61 3216-1744 e 61 3216-1700, ou pelo e-mail radioagencia@camara.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com