Páginas

01 maio 2011

Guarda Civil Municipal de Piracicaba 108 anos de profissionalismo





No início do século passado, Piracicaba já convivia com a problemática da violência oriunda do rápido crescimento populacional que se instalava no município. Seus cidadãos clamavam por maior controle da violência local, foi então que a Câmara Municipal, através de seu presidente Dr, Paulo de Moraes Barros apresentou um projeto de criação do Corpo de Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891, que foi aprovado no dia 25 de abril de 1903.
Desde o início do século, esta instituição teve a ética da segurança voltada para a defesa da cidadania, sempre ao lado da comunidade acompanhou a evolução dos tempos se colocando como defensora dos interesses da comunidade local. Desde seu aparecimento passou por diversas transformações, o que muito contribuiu para seu aprimoramento como coadjutora das ações de Segurança Pública no âmbito municipal. Sua história se confunde com a evolução histórica, cultural e industrial de Piracicaba colocando-a como parceira da sociedade, e como atores participando de um processo de reestruturação da cidadania municipal.
Desde sua criação, passou por diversas transformações ao longo da história, assumindo denominações como: Guarda Noturna de Piracicaba, Corpo de Vigilantes Noturnos, Guarda Noturna Municipal de Piracicaba, Guarda Municipal e Guarda Civil do Município de Piracicaba. Na década de 90, foram criados o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão Feminino, e em 2003 implanta-se o patrulhamento ciclístico. Com a evolução tecnológica, as Guardas Municipais em todo o pais passaram a desfrutar de importante papel nas ações municipais como órgãos de defesa da cidadania.



Sobre o Dr. Paulo de Moraes Barros:Nascido em 16 de julho de 1866 nesta cidade, um dos vultos mais notáveis da história de Piracicaba, o doutor Paulo de Moraes Barros.
Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Retornando a Piracicaba dedicou-se ao exercício da medicina, instalando seu consultório na Rua São José.
Exerceu prestigioso cargos na vida pública, desde vereador a intendente municipal, chefe do Partido Republicano Paulista em Piracicaba, deputado federal, secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo (1912-1915), reelegeu-se deputado federal em 1927. Revolucionário, em 1930 ocupou interinamente o Ministério da Aviação e Obras Públicas. Durante a Revolução Constitucionalista foi secretário do governo paulista.
No exercício do cargo de vereador e presidente da Câmara, por diversas vezes reeleito, prestou os mais relevantes serviços a Piracicaba.
Em 16 de dezembro de 1940, aos 74 anos de idade faleceu em São Paulo onde se achava, trazido a Piracicaba, seu corpo foi inumado no Cemitério da Saudade.




Em 24 de abril de 1903 a Câmara Municipal de Piracicaba,de acordo com o artigo 58 da Lei número 16, de 13 de novembro de 1891, elabora o Projeto de Lei que criou o Corpo de Guarda e Polícia Municipal. Aprovado no dia 25 de abril em Segunda discussão e firmado pelo doutor Paulo de Moraes Barros.

Entre 1905 e 1913 quando o município tinha como Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o doutor Carino Espírito Santo, delegado de policia e representantes da Associação Comercial, Industrial e Apícola de Piracicaba reunidos conforme o regulamento do Corpo de Vigilantes Noturnos, oficializam e criam a primeira diretoria, com a oficialização da Corporação marcada para 6 de janeiro de 1939 no Fórum de Piracicaba, tendo como Presidente Angelo Palma e como Comandante João Pereira Nobre.

Em 1941, na gestão do Prefeito José Vizioli, assume a presidência Gerolamo Ometo.

Em outubro de 1954
 assume a presidência o Capitão Copérnico, que em 1955 renuncia ao cargo, assumindo seu lugar o vereador Antônio Stolf. As residências dos contribuintes possuíam nas proximidades da porta uma plaqueta triangular com as iniciais CVN (Corpo de Vigilantes Noturnos).

Em 26 de outubro de 1956, Aristides Vaz é efetivado no cargo de Comandante e Benedito Moraes no cargo de subcomandante.
No final do ano de 1956, quando o Prefeito era Luciano Guidotti e ainda sob a presidência de Antonio Stolf, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba através da Lei 618, de l 2 de dezembro de 1956.

Em 1960 com a eleiçãoo do Prefeito Francisco Salgot Castilon, a diretoria da guarda Municipal Noturna coloca os seus cargos a disposiçãoo e é nomeado um novo Conselho com a presidência de Emílio Reinaldo Adamoli.
Com a implantaçõo da ditadura em 31 de março de 1964, no final da década a diretoria da Guarda contrata o Terceiro Sargento de Policia Militar Frederico Ciappina Netto para implantar ordem unida aos novatos, após dar instrução a toda a Corporação.

Em 10 de novembro de 1969 a Guarda Noturna Municipal de Piracicaba transforma-se em Guarda Municipal, tendo como Prefeito da cidade Cássio Padovani e como Presidente da Guarda Municipal o Major José Autgno Ferreira e comandante o Primeiro Sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.

Em 1977 o Comandante Ciappina afastou-se da Guarda assumindo seu lugar o Primeiro Tenente PM Francisco Nunes, que logo foi reformado e desligou-se, sendo nomeado em comum acordo com autoridades o fiscal Jayme Leite para o comando.

Em 1983 com a eleiçãoo de Adilson Maluf para prefeito, a nova diretoria toma posse em 31 de janeiro de 1983, tendo como presidente Ide Choairy e corno comandante Capitão Alfredo Mansur.

Em 1989 é eleito José Machado para prefeito, que nomeia para presidente da Guarda Diocleciano Hermida Vilar e para comandante Antonio Herculino Correia. Em 11 de julho de 1989 o Prefeito José Machado nomeou uma nova diretoria, tendo André Rodrigues Sarmento Filho como presidente e Antônio Ricardo Sanches como comandante.

Em 28 de julho de 1990, foi promulgada a Lei 3163, que dispõe sobre a transformação da Guarda Municipal de Piracicaba em Guarda Civil do Município de Piracicaba.
A Guarda Civil passa a ter unicamente um comandante, na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Permanece como comandante Antônio Ricardo Sanches que também assume a direção da Defesa Civil do Município e como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Cria-se o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão de Guardas Civis Femininas.

Em janeiro de 1993
 assume como Prefeito Antônio Carlos Mendes Thame, que nomeia para o comando da Guarda Civil e direção da Defesa Civil o Primeiro Tenente Paulo de Castro que manteve como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Em 9 de dezembro de 1996 é sancionada pelo Prefeito Thame a Lei complementar n. 067, que dispõe sobre os Estatutos da Guarda Civil do Município de Piracicaba.

Em Janeiro de 1997
 assume como Prefeito o prof. Humberto de Campos, que mantém como comandante o Primeiro Tenente Paulo de Castro que nomeia como subcomandante Antônio Cândido Rosa. Com o falecimento do comandante Primeiro Tenente Paulo de Castro em agosto de 2000, assume o comando o subcomandante Antonio Candido Rosa.

Em janeiro de 2001 assume novamente como Prefeito o professor José Machado que designa para assumir o comando da Guarda Civil Antonio Ricardo Sanches e para subcomandante Mario Prudêncio Ramos.

Em janeiro de 2005 Barjas Negri é eleito como Prefeito e nomeia para assumir o comando da Guarda Civil Silas Romualdo, CAP EB R/1.

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar



Formatura de Guardas Municipais Turma de 1972 com Capitão Frederico 

Ciappina Neto então comandante.





Solenidade de Formatura na Praça José Bonifácio em 1991.


Guarda Bandeira em solenidade de formatura na Praça José Bonifácio.






Solenidade de Formatura na Sede da Guarda Civil em 1997 com o 

Prefeito Humberto de Campos e o Comandante Paulo de Castro.



Guarda Bandeira em Solenidade de Formatura na sede da Guarda Civil 

em 1997.

Solenidade de Formatura.


Solenidade de entrega de brevê de motorista.


Solenidade de inicio de curso de formação.



Homenagem referente ao Dia Internacional da Mulher 

- Subisnpetora Valdirene, por fazer pinturas em tela.



Homenagem à Costureira Sra. Alzira, pela dedicação dispensada 

a toda Corporação, no dia Internacional da Mulher.



Público presente durante o evento de Celebração dos 100 anos 

da Guarda Civil Municipal.


Homenagem ao Inspetor João Vitor, 33 anos de bons serviços.

William Cândido de Lima, homenageado por ato de bravura.

Edson Francisco da Silva, homenageado por ato de bravura.

Prefeito José Machado recebendo placa comemorativa dos 100 anos.






Clique para ampliar
PELOTÃO FEMININO
Foi criado em 1992, com 17 guardas civis femininas, que passaram a atuar nos diversos postos que compõe a escala de serviço da guarda Civil de Piracicaba. Hoje o Pelotão Feminino conta com 43 guardas femininas, sendo 4 classe distintas e 2 subinspetoras
Clique para ampliarPELOTÃO ESCOLAR
Atualmente composto de 22 guardas civis, o Pelotão Escolar atende tanto escolas municipais como estaduais, fazendo patrulhamento nos três períodos de aula, travessia de alunos, ministram palestras sobre prevenção ao uso de drogas e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Clique para ampliarPELOTÃO AMBIENTAL
Com sua base situada no bairro Bosque da Água Branca, o Pelotão ambiental possui a preocupação principal de zelar pela riqueza do meio ambiente de nossa cidade, como por exemplo as margens do Rio Piracicaba, onde há um patrulhamento efetivo, visando o respeito às leis de pesca e a preservação do rio.
Clique para ampliarGRUPO DE PATRULHAMENTO MOTOCICLÍSTICO
Criado em 2002, esse grupo de patrulhamento motociclístico vem desempenhando com grande desenvoltura o atendimento de auxílio ao público, com ações preventivas voltadas à diminuição dos índices de violência nas áreas centrais do município.
Clique para ampliar
GRUPO DE PATRULHAMENTO CICLÍSTICO
Em 1º de abril de 2003 inicio o patrulhamento ciclístico, composto por 8 guardas civis.
Esse patrulhamento tem como objetivo a prevenção, atuando na Praça José Bonifácio e Parque da Rua do Porto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com