08 maio 2011

As Pessoas em primeiro lugar - Dep Fed. Leopoldo Meyer e a Guarda Municipal


Segurança

Antes de tudo, não se pode falar em segurança pública sem mencionar o contexto em que ela está inserida. Em comunidades no qual o estado não se faz presente, em seus vários níveis, naturalmente viceja o crime com todas as suas nefastas conseqüências. Portanto segurança é um sistema interligado que se inicia no atendimento das demandas sociais, continua na presença ostensiva do poder coercitivo do estado (polícia) e termina na reparação do dano (justiça).
Sendo a segurança pública dever do estado (Art. 144 da constituição da República Federativa do Brasil), nela também se insere os municípios, quando trata das Guardas Municipais, conforme parágrafo 8º. do referido artigo. As guardas municipais devem, portanto, auxiliar as outras unidades de polícia de estado no cumprimento de suas tarefas constitucionais.
Veja o que Leopoldo Meyer fez pela segurança quando foi prefeito de São José dos Pinhais:
  • Criação da Secretaria Municipal de Segurança, instituindo com ela a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN.
guardasjp
  • Contratação e formação de 190 Guardas Municipais que passaram a atuar no nunicípio na proteção de seus bens, serviços e instalações e na proteção da população são-joseense, através do policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado.
  • Aquisição de 38 veículos, equipamentos, aparelhos de comunicação, armamentos e coletes à prova de bala para a Guarda Municipal.
  • Aquisição de veículo para atuação como Módulo Móvel nos Bairros.
  • Implantação da Patrulha Rural Municipal, em parceria com a Polícia Militar, aparelhada para dar segurança às famílias e suas propriedades rurais.
  • Implantação da Central de Monitoramento, um dos mais modernos sistemas de vigilância eletrônica do país, com a instalação de um conjunto de câmeras de segurança observadas através de monitores, o que possibilitou maior agilidade no atendimento às ocorrências, aumento da segurança nas ruas e a prevenção de depredação e vandalismo contra o patrimônio público.
  • Implantação da Central 153 como meio de comunicação telefônica entre os cidadãos e a Guarda Municipal, agilizando o atendimento das solicitações.
  • Incremento do serviço de Defesa Civil que atuou na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com