.jpg)
O comandante da GCM de Osasco, Gilson Meneses, o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, André Luis Santiago, e o assessor de Relações Internacionais, Leonardo Nunes Vince, receberam o grupo e apresentaram todo o sistema de funcionamento da corporação.
A delegação foi formada pelo diretor-adjunto do Departamento de Segurança do Governo Provincial de Guandong, Meng Jun, Yu Wu Tao (Consultor), Zhang Shu Qing (vice-chefe de Divisão), He Zhong Nian (diretor de Departamento), Guo Hui Liang (diretor do Departamento) e Yin Hua (funcionária).
Meng Jun explicou, em nome de todos, o motivo da visita. “Queremos criar uma polícia local para ação rápida e fiscalizar as principais rotas de contrabando, pirataria e tráfico de drogas. Essa polícia local vai reforçar a ação que hoje é feito pela polícia do país. O ponto de atuação será na divisa com Hong-Kong”, informou.
Na ocasião, André Santiago falou da ação de combate à pirataria realizada em 27 de abril, pela Prefeitura, por meio da Secretária de Segurança e Controle Urbano (SECONTRU). “Nós apreendemos cerca de 2 toneladas em produtos pirateados e sem procedência legal. Muitos deles estão rotulados com o nome da China”, destacou. A operação contou com participação do setor de fiscalização da prefeitura, GCM e Polícia Militar.
Já o comandante Gilson detalhou para os visitantes todo o sistema administrativo e operacional da Guarda, assim como as principais atribuições da corporação. Ele também explicou sobre a divisão do poder de segurança pública nas três esferas, Federal, Estadual e Municipal. “A Guarda Municipal atua em apoio aos trabalhos realizados por todas as Secretarias e setores municipais quando requisitada, como em fiscalizações do comércio e construções irregulares”, disse. “Nossa responsabilidade é preservar o patrimônio público”, completou. Ele também frisou a baixa letalidade nas operações, o que chamou a atenção dos visitantes. “Nossos guardas chegam a apreender criminosos armados sem disparar um tiro”, salientou.
A delegação também foi convidada a conhecer a estrutura e a divisão de comando na sede. Eles percorreram o prédio visitando vários setores da corporação. O comandante apresentou também os equipamentos de trabalho, incluindo armamento, gás pimenta, viaturas e meios de comunicação. Além disso, o Pelotão de Contenção de Conflito, que age em caso de depredação de patrimônio e durante os jogos no estádio de futebol da cidade, apresentou algumas técnicas de contenção de conflito.
.jpg)
A próxima parada foi no Centro de Formação e Ensino do Departamento de Segurança Urbana. No local é formado o futuro guarda municipal, além de acontecerem aulas de aperfeiçoamento do contingente. O espaço inclui ainda uma academia de condicionamento físico, freqüentada pelos agentes que estão fora do expediente. No momento da visita 37 novos guardas, que irão compor a Guarda Civil da cidade de Carapicuíba, e 10 de Osasco, estavam em aulas de formação.
A despedida ocorreu em frente do Centro de Formação, “Achamos ótima a receptividades e o conhecimento que adquirimos. Muito obrigado”, agradeceu Meng Jun.
O sub-comandante da CGM de Osasco, Erivan também participou das apresentações a delegação.
Essa matéria possui conteúdo oficial e naturalmente poderá se tratar de um texto parcial aos interesses do poder público de Osasco. Fique atento e busque mais informações sempre que se deparar com esse aviso!
Jornalista: Gilson Edson Nascimento
Fotografia: Leandro Palmeira
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Essa matéria possui conteúdo OFICIAL - Visite >> As opiniões expressas nos artigos do Planeta Osasco são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição do Portal de Osasco ou de seus colaboradores diretos. >> Textos replicados por crawlers não possuem vínculo com o Portal e obedecem as regras de indexação dos sistemas internacionais de busca, não caracterizando posse do conteúdo. Dúvidas? Osasco : sac @ planetaosasco.com