29 maio 2011

GCM de Osasco é referência para Província da China


TER, 24 DE MAIO DE 2011 18:00

O bom sistema de administração policial e operacional da Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) tornaram-se referência no setor para Província de Guandong, na China. No dia 20 de maio, uma delegação formada por representantes do Governo Provincial na área de Segurança visitou a sede da corporação em busca de experiências para formação de uma guarda local.

O comandante da GCM de Osasco, Gilson Meneses, o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, André Luis Santiago, e o assessor de Relações Internacionais, Leonardo Nunes Vince, receberam o grupo e apresentaram todo o sistema de funcionamento da corporação. 

A delegação foi formada pelo diretor-adjunto do Departamento de Segurança do Governo Provincial de Guandong, Meng Jun, Yu Wu Tao (Consultor), Zhang Shu Qing (vice-chefe de Divisão), He Zhong Nian (diretor de Departamento), Guo Hui Liang (diretor do Departamento) e Yin Hua (funcionária).

Meng Jun explicou, em nome de todos, o motivo da visita. “Queremos criar uma polícia local para ação rápida e fiscalizar as principais rotas de contrabando, pirataria e tráfico de drogas. Essa polícia local vai reforçar a ação que hoje é feito pela polícia do país. O ponto de atuação será na divisa com Hong-Kong”, informou.        

Na ocasião, André Santiago falou da ação de combate à pirataria realizada em 27 de abril, pela Prefeitura, por meio da Secretária de Segurança e Controle Urbano (SECONTRU). “Nós apreendemos cerca de 2 toneladas em produtos pirateados e sem procedência legal. Muitos deles estão rotulados  com o nome da China”, destacou. A operação contou com participação do setor de fiscalização da prefeitura, GCM e Polícia Militar.

Já o comandante Gilson detalhou para os visitantes todo o sistema administrativo e operacional da Guarda, assim como as principais atribuições da corporação. Ele também explicou sobre a divisão do poder de segurança pública nas três esferas, Federal, Estadual e Municipal. “A Guarda Municipal atua em apoio aos trabalhos realizados por todas as Secretarias e setores municipais quando requisitada, como em fiscalizações do comércio e construções irregulares”, disse. “Nossa responsabilidade é preservar o patrimônio público”, completou. Ele também frisou a baixa letalidade nas operações, o que chamou a atenção dos visitantes. “Nossos guardas chegam a apreender criminosos armados sem disparar um tiro”, salientou.  

A delegação também foi convidada a conhecer a estrutura e a divisão de comando na sede. Eles percorreram o prédio visitando vários setores da corporação. O comandante apresentou também os equipamentos de trabalho, incluindo armamento, gás pimenta, viaturas e meios de comunicação. Além disso, o Pelotão de Contenção de Conflito, que age em caso de depredação de patrimônio e durante os jogos no estádio de futebol da cidade, apresentou algumas técnicas de contenção de conflito.  

Em seguida a delegação conheceu a CGCOM (Central de Gestão Compartilhada em Segurança Urbana), responsável por monitorar as principais vias e escolas da cidade. Hoje, o setor conta com 120 pontos de monitoramento 24h. E, além da segurança, auxilia grupos de resgate em caso de acidentes. Os dispositivos de alarmes das escolas em casos de invasão estão conectados a essa mesma rede.

A próxima parada foi no Centro de Formação e Ensino do Departamento de Segurança Urbana. No local é formado o futuro guarda municipal, além de acontecerem aulas de aperfeiçoamento do contingente. O espaço inclui ainda uma academia de condicionamento físico, freqüentada pelos agentes que estão fora do expediente. No momento da visita 37 novos guardas, que irão compor a Guarda Civil da cidade de Carapicuíba, e 10 de Osasco, estavam em aulas de formação.

A despedida ocorreu em frente do Centro de Formação, “Achamos ótima a receptividades e o conhecimento que adquirimos. Muito obrigado”, agradeceu Meng Jun.

O sub-comandante da CGM de Osasco, Erivan também participou das apresentações a delegação.                                     


Essa matéria possui conteúdo oficial e naturalmente poderá se tratar de um texto parcial aos interesses do poder público de Osasco. Fique atento e busque mais informações sempre que se deparar com esse aviso!
Jornalista: Gilson Edson Nascimento
Fotografia: Leandro Palmeira
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Essa matéria possui conteúdo OFICIAL - Visite >> As opiniões expressas nos artigos do Planeta Osasco são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição do Portal de Osasco ou de seus colaboradores diretos. >> Textos replicados por crawlers não possuem vínculo com o Portal e obedecem as regras de indexação dos sistemas internacionais de busca, não caracterizando posse do conteúdo. Dúvidas? Osasco : sac @ planetaosasco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com