Novo biarticulado amplia em 45% oferta de lugares
28/03/2011 11:29:00
O novo biarticulado azul que o prefeito Luciano Ducci apresentou à população na tarde deste domingo (27) faz parte da nova frota do sistema Ligeirão que transporta 53 mil passageiros por dia. Com capacidade para 250 passageiros, movidos exclusivamente a biocombustível, eles vão substituir os articulados com capacidade para 170 passageiros que fazem as linhas do Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão.
A frota de biarticulados azuis representa um aumento de 45% na oferta de lugares nestas duas linhas. Produzidos pela Volvo do Brasil, com carroceria Neobus, os novos biarticulados vêm com alta tecnologia o que representa mais conforto e mais segurança para os passageiros.
Além da cor diferenciada, que facilita a identificação para o usuário, o Ligeirão Azul tem vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna mais amena, bancos ergonômicos com estofados, sinal luminoso para indicar a abertura das portas beneficiando especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braille indicando o número do ônibus, no encosto traseiro do banco situado em sua frente.
No sistema Ligeirão o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. Testado desde o ano passado o sistema mostrou-se eficaz e totalmente seguro para o trânsito.
Ultrapassagem - O eixo de transporte Linha Verde Sul, que entrou em operação em 2009 inaugurou o sistema Ligeirão em Curitiba. Além da tecnologia de prioridade ao transporte no semáforo, o sistema tem na ultrapassagem o seu grande diferencial. Mesmo que um expresso vermelho estiver parado na estação, o Ligeirão, que agora terá cor azul, poderá seguir em frente.
A Linha Verde já foi construída para permitir ultrapassagem e a avenida Marechal Floriano Peixoto, por onde passam as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão foi alargada no ano passado.
Desde então, a viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, numa distância de 20,5 quilômetros, é feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que pelo Expresso. Enquanto o Expresso faz 19 paradas, o Ligeirão faz apenas cinco.
O Ligeirão Boqueirão, com uma frota de dez ônibus articulados, passará a contar com dez biarticulados. O intervalo entre um ônibus e outro, no horário de pico, é de cinco minutos. A linha atende, por dia útil, 25 mil passageiros. As paradas desta linha são nos terminais Boqueirão, Carmo e Hauer, e nas estações Cefet e Praça Carlos Gomes.
A linha Pinheirinho-Carlos Gomes, com uma extensão de 22,4 quilômetros, tem nove paradas (cinco na Linha Verde e quatro na Marechal), com tempo de viagem de 25 minutos, 10 minutos a menos do que pelo Eixo Sul, formado pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. Por dia são transportados 28 mil passageiros, com intervalo nas estações, no pico, de quatro minutos.
Os ônibus param nas estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano, na Linha Verde; e Parolin, Almirante Gonçalves e Cefet na Marechal Floriano, com ponto final na Estação Lourenço Pinto.
Serviço:
Linha Pinheirinho-Carlos Gomes
Faz a ligação entre o Terminal Pinheirinho e a Estação Lourenço Pinto, no Centro, com cinco paradas na Linha Verde e duas na Marechal Floriano. O tempo de viagem é de 25 minutos, com intervalo de quatro minutos.
Ligeirão Boqueirão
Liga o Terminal Boqueirão à Estação Praça Carlos Gomes, no Centro, fazendo além do ponto de chegada e saída, mais três paradas: nos terminais Carmo e Hauer e na Estação Cefet. O tempo de viagem é de 20 minutos, com intervalo, entre os ônibus de cinco minutos.
Extraído de: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-ligeirao-azul/22346
28/03/2011 11:29:00
O novo biarticulado azul que o prefeito Luciano Ducci apresentou à população na tarde deste domingo (27) faz parte da nova frota do sistema Ligeirão que transporta 53 mil passageiros por dia. Com capacidade para 250 passageiros, movidos exclusivamente a biocombustível, eles vão substituir os articulados com capacidade para 170 passageiros que fazem as linhas do Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão.
A frota de biarticulados azuis representa um aumento de 45% na oferta de lugares nestas duas linhas. Produzidos pela Volvo do Brasil, com carroceria Neobus, os novos biarticulados vêm com alta tecnologia o que representa mais conforto e mais segurança para os passageiros.
Além da cor diferenciada, que facilita a identificação para o usuário, o Ligeirão Azul tem vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna mais amena, bancos ergonômicos com estofados, sinal luminoso para indicar a abertura das portas beneficiando especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braille indicando o número do ônibus, no encosto traseiro do banco situado em sua frente.
No sistema Ligeirão o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. Testado desde o ano passado o sistema mostrou-se eficaz e totalmente seguro para o trânsito.
Ultrapassagem - O eixo de transporte Linha Verde Sul, que entrou em operação em 2009 inaugurou o sistema Ligeirão em Curitiba. Além da tecnologia de prioridade ao transporte no semáforo, o sistema tem na ultrapassagem o seu grande diferencial. Mesmo que um expresso vermelho estiver parado na estação, o Ligeirão, que agora terá cor azul, poderá seguir em frente.
A Linha Verde já foi construída para permitir ultrapassagem e a avenida Marechal Floriano Peixoto, por onde passam as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão foi alargada no ano passado.
Desde então, a viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, numa distância de 20,5 quilômetros, é feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que pelo Expresso. Enquanto o Expresso faz 19 paradas, o Ligeirão faz apenas cinco.
O Ligeirão Boqueirão, com uma frota de dez ônibus articulados, passará a contar com dez biarticulados. O intervalo entre um ônibus e outro, no horário de pico, é de cinco minutos. A linha atende, por dia útil, 25 mil passageiros. As paradas desta linha são nos terminais Boqueirão, Carmo e Hauer, e nas estações Cefet e Praça Carlos Gomes.
A linha Pinheirinho-Carlos Gomes, com uma extensão de 22,4 quilômetros, tem nove paradas (cinco na Linha Verde e quatro na Marechal), com tempo de viagem de 25 minutos, 10 minutos a menos do que pelo Eixo Sul, formado pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. Por dia são transportados 28 mil passageiros, com intervalo nas estações, no pico, de quatro minutos.
Os ônibus param nas estações São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano, na Linha Verde; e Parolin, Almirante Gonçalves e Cefet na Marechal Floriano, com ponto final na Estação Lourenço Pinto.
Serviço:
Linha Pinheirinho-Carlos Gomes
Faz a ligação entre o Terminal Pinheirinho e a Estação Lourenço Pinto, no Centro, com cinco paradas na Linha Verde e duas na Marechal Floriano. O tempo de viagem é de 25 minutos, com intervalo de quatro minutos.
Ligeirão Boqueirão
Liga o Terminal Boqueirão à Estação Praça Carlos Gomes, no Centro, fazendo além do ponto de chegada e saída, mais três paradas: nos terminais Carmo e Hauer e na Estação Cefet. O tempo de viagem é de 20 minutos, com intervalo, entre os ônibus de cinco minutos.
Extraído de: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-ligeirao-azul/22346
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico