20 março 2011

Maestro João Carlos Martins rege a Banda da Guarda Civil Metropolitana


Extraído de: Prefeitura de São Paulo  -  15 de Março de 2011

A Banda e o Coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) participaram de uma palestra de motivação ministrada pelo maestro João Carlos Martins. Além de passar lições de vida, o maestro regeu a banda e o coral e encantou a todos com seu talento e alegria.

A Banda e o Coral da Guarda Civil Metropolitana participaram nesta segunda-feira (15/3) de uma palestra estimulante e motivadora com o ilustre regente João Carlos Martins. A reunião, que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central, serviu para incentivar o grupo na carreira e divulgar o trabalho musical da corporação.
A intenção do encontro foi motivar os guardas a continuar com perseverança e obstinação em sua missão de proteção, como integrantes do Sistema de Segurança Pública, além de oferecer mais entretenimento, por meio da música brasileira e clássica, aos munícipes da cidade de São Paulo.
Após comoventes palavras e homenagens, o músico contemplou  todos os presentes com duas apresentações ao piano. Com o acompanhamento do violinista Eleazar de Carvalho Filho, executou Ave Maria, de Bach, e, em um solo, Luiza, de Tom Jobim. O Coral da GCM, por sua vez, apresentou - em homenagem ao regente - as músicas Isso aqui, o que é?, de Ary Barroso, e Caçador de Mim, de Milton Nascimento.
A Banda da GCM abriu sua apresentação com a tradicional Aquarela do Brasil, também de Ary Barroso. O ponto alto da manhã, contudo, foi a regência de João Carlos Martins para a Banda. Com a música Trem das Onze, o maestro marcou a história de um grupo musical e de uma corporação de quase 25 anos.
"Eu percebi que eles incorporam a frase que eu mais prezo na vida: ter a disciplina de um atleta e a alma de um poeta , porque eles fazem música de uma forma emocionante, com perfeccionismo e arranjos bárbaros. Tenha a certeza: eu me senti profundamente orgulhoso de reger a banda", disse o maestro.
Para o secretário municipal de Segurança Urbana, o exemplo de superação e obstinação mostrado por João Carlos Martins, por meio do enfrentamento das adversidades em sua saúde através da música, é uma excelente motivação à GCM em sua missão e, em especial, ao grupo musical da Guarda. "A Guarda Civil faz um trabalho importante na Cidade e se dedica para ser cada vez mais reconhecida e valorizada. Os músicos fazem um trabalho incrível, de muito orgulho para a corporação. O encontro veio coroar esse momento de incentivo na GCM".
A iniciativa, do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da GCM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, propôs o momento de incentivo e serviu ainda de apresentação para o novo diretor do órgão, o inspetor chefe regional Rubens Aparecido da Silva. Sob nova administração, o DEC começou em grande estilo e pretende superar as expectativas. "A gente tem uma série de ambições para esse departamento. Nós sonhamos com o melhor para a nossa instituição e vamos conseguir", afirmou o inspetor.
A Banda e o Coral da GCM
Sob a regência do inspetor e maestro Renan Gomes Luiz e do GCM Valdyr Aguiar Filho, a banda musical, criada em 1990, é formada por 31 integrantes, que tocam instrumentos de sopro e percussão. Já o coral, criado em 2001 no Comando Operacional Leste, é conduzido pelo classe distinta José Carlos Milanez e pelo GCM Davi Bastos dos Santos, com a participação de 26 guardas.
O grupo musical da corporação se apresenta em eventos internos, inauguração de obras públicas, exposições, aniversário da Cidade e concertos sinfônicos. Aberto a todos os integrantes da GCM, seus músicos são selecionados por meio de testes de aptidão teórico e prático. Assim, para fazer parte da equipe, o interessado deve mostrar que pelo menos tem familiaridade com algum instrumento e, claro, com a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com