30 março 2011

Guarda Municipal cidadã


Arimá Rocha - Diretor Geral da Guarda Municipal e
Defesa Civil de Fortaleza

Há sete anos a Prefeitura de Fortaleza constrói novo paradigma na política de segurança urbana. A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) é uma instituição que se renova. Prova disso é que hoje todo o efetivo de 1.600 servidores participa de capacitações através da Rede de Ensino do Ministério da Justiça. Esse investimento em formação objetiva dar mais qualificação aos serviços prestados à população.

Sempre acompanhando a efervescência da administração Luizianne Lins, a Guarda ampliou sua política de atuação. Trabalha em conjunto com a Ciops, coordena o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e criou seu próprio Centro de Formação e Telecentro. Além disso, a fusão entre a Guarda e Defesa Civil fortaleceu a implementação de uma política de humanização e de atendimento de qualidade à comunidade, tanto que há sete anos não registramos ocorrência grave em decorrência das chuvas.

Com a política cultural não poderia ser diferente. Umas das principais marcas dos eventos como Pré-Carnaval têm sido a segurança e a tranquilidade proporcionadas pelo trabalho da Guarda em parceria com demais órgãos de segurança. Uma das determinações é que a atuação seja em prol da garantia das liberdades políticas e dos direitos humanos. Ressalvo que nenhum incidente grave foi registrado nas grandes festas populares em que a Guarda esteve à frente, tornando-a uma referência positiva no quesito segurança.

No último dia 9, no Carnaval no Aterrinho, um incidente foi registrado devido a uma faixa que atrapalhava a captura das imagens das câmeras de vigilância do Ciops. A Guarda teve de intervir solicitando aos estudantes que participavam do protesto que afastassem o material. Não foi atendida, o que ocasionou um conflito.

A Guarda agiu de forma a garantir a segurança de todos no evento e o pleno videomonitoramento sem nenhuma intenção de restringir o direito à liberdade de expressão. Ainda assim, a direção da GMF está analisando detalhadamente a conduta dos envolvidos, reafirmando compromisso de atuação pacífica e de manutenção da ordem e do patrimônio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com