Por: ASCOM SUSPREV - 23-03-11
Preocupada com a forma como os alunos da escola onde trabalha estavam conduzindo o tema do bullying, a professora de Língua Portuguesa, Simone dos Anjos, tratou de debater com afinco o tema na Escola da Península, no bairro da Ribeira. Na manhã de hoje (23), foi a vez do Núcleo de Projetos Especiais- Nupe, com integrantes da Guarda Municipal do Salvador que realizam trabalhos de prevenção à violência, ministrar palestra sobre o tema. A palestra foi proferida para cerca de duzentos estudantes entre crianças e adolescentes.
Expressão inglesa pouco conhecida no Brasil, bullying, de modo geral, é utilizada para definir comportamento agressivo, físico ou não, nas escolas. “A violência ocorre de forma intencional e repetitiva e normalmente entre os adolescentes”, introduziu Renata Nascimento, integrante do Nupe. Pensando assim, o núcleo dividiu o tema e debateu as várias vertentes do assunto. Renata Nascimento, Elza Carolina e Ricardo Tavares utilizaram slides para explicar os tipos físico, verbal e psicológico de bullying e contaram com a participação dos alunos de forma lúdica, na improvisação teatral, para explanar o assunto. O Nupe abriu espaço para perguntas e os alunos sanaram suas dúvidas.
Em contribuição ao evento, a professora Simone narrou um acontecimento ocorrido na escola, no ano passado. Um aluno que cursava a 8ª série e pesava além do normal para a idade, tinha bastante espinhas no rosto, motivo pelo qual toda a classe apelidava e zombava do garoto. Chamavam-o de “Juca” em referência a uma outra pessoa da localidade. “O aluno entrou em depressão e o resultado foi a transferência dele para uma outra instituição. Isso nos incomodou de tal forma que sugerimos que toda a escola pesquisasse sobre o assunto”. Com fundamentação teórica, as classes fizeram seminários, distribuíram panfletos, pregaram cartazes e fizeram entrevistas e pesquisas dentro da própria escola com outros alunos que já haviam passado por isso. “Trabalhar o tema é sempre muito importante na escola, porque valoriza a auto estima do aluno e melhora sua aprendizagem”, afirma.
Outra ação – No mesmo dia, o Nupe compareceu também ao colégio Perfil, em Lauro de Freitas, para falar da importância da Guarda Municipal do Salvador junto à sociedade e na proteção ao patrimônio público. Também participou deste evento a Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM), que, na oportunidade, tocou o Hino Nacional, o Hino da cidade do Salvador e canções populares.
--
Atenciosamente,
Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE: www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
TWITTER: www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK: www.facebook.com/guardasalvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico