27 março 2011

Guarda Municipal recebe instrução de procedimentos operacionais



Por – ASCOM-SUSPREV 24-03-11

Terminou hoje (24), no auditório do MAIS SOCIAL, localizado no Parque da Cidade, o ciclo de palestras direcionadas a 130 Guardas componentes do Grupamento de Rondas da Capital – RONDAC da Guarda Municipal do Salvador. O evento que durou dois dias, foi promovido pela Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria – GDCOR e Supervisão da SUSPREV. De acordo com o supervisor do RONDAC, GM Fabio Amaral, o evento capacita os agentes de segurança da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV sobre procedimentos operacionais do serviço motorizado, comunicação via rádio portátil e veicular, além de noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. “O Guarda que trabalha no serviço motorizado precisa se especializar no que faz, e nós GMs dispomos dos meios”, acrescenta Amaral.

Com a disciplina “Normas e Procedimentos”, os Guardas receberam instruções sobre o uso e conservação do equipamento de trabalho, além da orientação de como agir nas atividades diárias. A intenção é reciclar os condutores de veículos oficias sobre técnicas e normas a serem adotadas no desenvolver do trabalho. Os Guardas acompanharam também palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. “Nós trabalhamos com rondas nas escolas, vivemos diretamente situações envolvendo crianças e adolescentes”, ressalta o encarregado, GM Raimundo Junior.

O supervisor GM Eliomario Fortunato formou discussão sobre os conceitos da utilização correta do código Q para operadores de Rádio Comunicador HT, através do Alfabeto Fonético Internacional. Exemplos de comunicação via rádio foram discutidos como o código QAP (ficar na escuta), QSL (entendido) e QRU (Urgência/Emergência). Formado como 3º Sargento em Comunicações pelo 4º Batalhão do Exército Brasileiro em Recife, Fortunato se dedicou a criar o código oficial de Comunicação em Rádio da Guarda Municipal do Salvador. Essa é uma forma eficiente de comunicação entre os Guardas através de códigos, que de acordo com o supervisor, facilita o entendimento da mensagem ao tornar a comunicação via rádio mais clara e concisa. “A partir do novo código nossas missões são realizadas com mais agilidade, e todos que fazem parte da rede tomam conhecimento da situação em tempo real”, encerra.

Desde o início deste mês, os Guardas de Salvador estão trabalhando com 53 Rádios Comunicadores do tipo HT, sendo: 40 portáteis, 10 instalados em viaturas e 03 em bases fixas. “O uso do novo equipamento fez a diferença no período do carnaval quando houve necessidade maior de integração das equipes de trabalho”, disse Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV.


--

Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE:  www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
TWITTER:  www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK:  www.facebook.com/guardasalvador



--

Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE:  www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
TWITTER:  www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK:  www.facebook.com/guardasalvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com