27 março 2011

Guardas usam spray biodegradável na imobilização de criminosos em SP


G1

Também no interior de São Paulo, as guardas municipais encontraram uma solução criativa para diminuir o uso das armas de fogo. As guardas municipais investem em novas tecnologias para imobilizar criminosos e baderneiros como o disparo de choque e o gás de pimenta.

“Não precisa nem usar, é somente apresentar. O pessoal já fica com receio de vir para cima”, conta o guarda municipal Claúdio Sebastião dos Santos.

A alternativa cada vez mais utilizada é o spray à base de óleo vegetal. Ele lança uma espuma que fica grudada no rosto. “Ele sente um desconforto muito grande, sensação de formigamento e olhos grudando”, conta a a engenheira química Etiane Camargo.

Os sprays estão cada vez mais variados. Se o agressor receber um jato de um deles, por exemplo, poderá ser identificado no meio da multidão pelo cheiro, um odor insuportável de cebola. A indústria também desenvolveu os sprays coloridos, cada um com uma aplicação diferente. O amarelado é fluorescente e serve para identificar brigões em casas noturnas. O preto deve ser usado durante o dia e funciona como uma máscara para impedir a visão. O vermelho dá uma sensação de sangramento.

“Quem está perto do tumulto imagina uma situação de sangramento, o que diminui a agressividade das pessoas que estão em volta”, conta o fabricante Agnaldo Coutinho.

O produto pode ficar até dois dias grudado no rosto. Se misturado com água, pode virar uma pasta ainda mais pegajosa “Ele é inerte, biodegradável, produto vegetal, que não causa dano à saúde” explica o fabricante.

A remoção deve ser feita com um solvente fornecido pelo próprio fabricante. Ao todo, 13 cidades conseguiram diminuir o uso da arma de fogo come esta novidade. “Em eventos em locais de grande concentração de pessoas, é muito difícil utilizar armas de fogo, porque coloca em risco a vida de terceiros. O objetivo é controlar a situação sem causar perigos a qualquer pessoa que seja”, explica o Guarda Municipal de Americana-SP, Marcelo Feola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com