09 janeiro 2011

Guarda Municipal do Euzébio em parceria com outros órgãos do setor, como as polícias Civil e Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e a própria Justiça

BOM EXEMPLO

Eusébio combate a violência

Clique para Ampliar
Guarda municipal do Eusébio tem feito um trabalho preventivo nas escolas do Município, evitando que os alunos se envolvam em delitos ou ´caiam´ no mundo das drogas
FOTO: L.C. MOREIRA
9/1/2011 
Em meio ao avanço da criminalidade no Ceará, há experiências como a do Eusébio, que obtêm êxito contra as drogas
No cenário da criminalidade que avança no Ceará, há, porém, experiências positivas de combate à violência, especialmente aquela produzida contra a infância e a adolescência pelo tráfico de drogas. Um exemplo disso foi a instalação de uma Secretaria de Segurança Pública no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, o que levou o Município a reduzir os índices de crimes e afastou os jovens do consumo de drogas.

Além do seu efetivo atual, pelo menos mais 60 guardas municipais deverão ser contratados, este ano, pela Prefeitura do Eusébio para reforçar a segurança na área das escolas públicas, no combate e prevenção ao tráfico de drogas e na segurança de comunidades mais distantes da sede municipal, com a instalação de postos de patrulhamento diuturno.

Parcerias
"Sem somar esforços, não se vai conseguir nada. Não se chegará à lugar nenhum. Segurança Pública não se faz somente com a Polícia". A declaração é do delegado de Polícia Civil, Lauro Leite, secretário da Segurança Pública do Eusébio.

Ele ressalta o trabalho que a sua Pasta e a Guarda Municipal têm desempenhado em parceria com outros órgãos do setor, como as polícias Civil e Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e a própria Justiça.

"Este ano, deveremos aumentar o número de viaturas e motos, bem como, aumentar o efetivo de guardas municipais nos postos da Guarda nos distritos de Jabuti, Pedras e Mangabeira", assinala Leite, ressaltando a disposição do prefeito daquele Município, Acilon Gonçalves, de levar paz e segurança para toda a população.

Os 60 novos guardas municipais, segundo Lauro Leite, já estão sendo submetidos à etapa final do curso preparatório.

"O nosso objetivo é montar um cinturão de segurança no Município, na prevenção e combate às drogas ilícitas e na preservação do patrimônio", destaca o secretário.

Com a chegada de mais efetivos para a Guarda Municipal, a intenção da Secretaria da Segurança é a implantação de um Pelotão Feminino, que vai incrementar a fiscalização nas escolas daquele Município.

"O trabalho da Ronda Escolar tem surtido um grande efeito na redução do consumo de drogas e estamos evitando as armas chegarem às escolas. Recebemos denúncias da população e agimos antes que o aluno chegue na sala de aula portando arma. O primeiro passo é a prevenção e a abordagem ao aluno e à sua família. Depois, se for necessário, o caso é, então, levado à delegacia de Polícia", diz Lauro. Neste aspecto, ele ressalta o trabalho integrado com a Delegacia Metropolitana de Polícia Civil do Eusébio, que tem à frente a delegada Ana Lúcia Almeida; e a Companhia Provisória da PM, comandada pelo major PM Frederico.

Informações
A Secretaria da Segurança Pública do Eusébio também atua no levantamento de informações com o objetivo de auxiliar as polícias Civil e Militar a localizar foragidos da Justiça.

Integrantes de uma quadrilha que vinha praticando assaltos naquele Município estão sendo caçados. O grupo é considerado de alta periculosidade.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com