09/04/2012 17:20 Felipe Lause
A rotina de trabalho diária do Guarda Municipal (GM) Elisandro Santos tem na tecnologia um apoio que garante agilidade com a velocidade de transmissões em tempo real. Munido com um tablet (computador portátil que possibilita o envio de informações), o Guarda consegue fornecer os dados sobre o que encontra na área de segurança e infra estrutura pela cidade, a uma central que despacha a solução para o problema.
O sistema operado por Elizandro chamado de Registro Eletrônico da Guarda Municipal(REG-M) faz de Canoas a pioneira no pioneira no Brasil na aplicação desta tecnologia na GM.
A parceria com empresas de telefonia (operadora Claro) e tecnologia (Trevisan, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informática com expertise em dados online) apresenta benefícios diretos à população. "Antes, quando víamos alguma questão estrutural para ser resolvida, como uma tela rasgada em prédio público, ou buracos nas vias, tínhamos que descrever a cena, agora, fotografamos e imediatamente enviamos o problema. Isto é agilidade", diz o GM Elisandro, afirmando que a tecnologia dinamizou o trabalho e melhorou o gerenciamento da informação.
Primeiro Mês
A utilização dos tablets como equipamento efetivo da Guarda Municipal completou um mês na semana passada. Porém, desde janeiro já vinham sendo testados, a fim de que as equipes passassem por adaptação e conhecimento da tecnologia. Folhas de papel, que formavam maços de relatórios a serem digitalizados e encaminhados para a solução estão virando coisa do passado.
Números
Divida em quatro regiões a cidade é coberta pelas rondas da Guarda Municipal nas 24 horas do dia. Confira os números de registros de ocorrências:
- Região Noroeste (Mathias Velho, Harmonia, São Luiz e Centro)
Boletim de Atendimento 112
Registros de Ocorrências Administrativas 12
Boletim de Atendimento 112
Registros de Ocorrências Administrativas 12
- Região Sudoeste (Rio Branco, Fátima e Mato Grande)
Boletim de Atendimento 65
Registros de Ocorrências Administrativas 9
Boletim de Atendimento 65
Registros de Ocorrências Administrativas 9
- Região Nordeste (Guajuviras, Estância Velha, Marechal Rondon, Igara e São José)
Boletim de Atendimento 101
Registros de Ocorrências Administrativas 21
Boletim de Atendimento 101
Registros de Ocorrências Administrativas 21
- Região Sudeste (Niterói, Vila Fernandes e Nossa Senhora das Graças)
Boletim de Atendimento 54
Registros de Ocorrências Administrativas 13
Boletim de Atendimento 54
Registros de Ocorrências Administrativas 13
- Grupamento Especial de Motos (toda a cidade)
Boletim de Atendimento 30
Registros de Ocorrências Administrativas 8
Boletim de Atendimento 30
Registros de Ocorrências Administrativas 8
* Boletim de Atendimento: todo e qualquer ocorrência relacionada a segurança pública, conflitos em escolas, pichação, atendimento acidentes de transito, ocorrências em eventos, atendimento de alarmes.
**Registros de Ocorrências Administrativas (ROCA) : registro de ocorrências relacionadas a questão relacionadas a segurança, como problemas estruturais na cidade e em locais públicos, além de qualquer tipo de encaminhamento para solução de serviços relacionados à Prefeitura, como buracos em vias, iluminação pública, galhos caídos, canos estourados, etc.
Eficiência
O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, avalia que o Registro Eletrônico da Guarda Municipal é uma inovação em tecnologia concebida para qualificar e aperfeiçoar o serviço público. "A Guarda Municipal de Canoas tem a eficiência ampliada com a agilidade dos atendimentos e resposta as demandas, em especial junto a escolas e demais equipamentos públicos do município", disse.
Para o diretor geral da Guarda Municipal de Canoas, Luiz Carlos Bortolli, a Guarda Municipal de Canoas com o uso dos tablets, adquire nova relevância, ampliando seu domínio sobre as tecnologias eletrônicas de informação. "Essa ferramenta, para além de propiciar melhor transparência, fiscalização e controle, permitirá também um intercâmbio funcional de informações em tempo real, que por certo, produzirá elementos fundamentais para o desenvolvimento adequado dos Programas Operacionais de Trabalhos de cada área integrada de segurança pública", fala.
Bortolli acrescenta que o tablet chega em boa hora, num momento de transição da Guarda Municipal para a sua modernização e consolidação de sua existência como uma importante agência de segurança pública local.
Reconhecimento
As inovações tecnológicas implantadas nos serviços diários da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, no que diz respeito ao atendimento ao cidadão, foram destaque Estadual e garantiram à Prefeitura de Canoas o troféu Visão Estratégica do Gestor Municipal da 1ª edição do Prêmio Cidades Digitais RS. A homenagem foi outorgada ao prefeito Jairo Jorge na Capital, no dia 2 de abril.
O Prêmio Cidades Digitais RS foi lançado para reconhecer os investimentos e melhores práticas de tecnologias que aproximem o cidadão dos serviços e esfera pública.
Como funciona
O Sistema é totalmente online, ou seja, quando os dados são coletados são enviados em tempo real para a retaguarda (base de dados da Guarda Municipal), onde são analisados instantaneamente, agilizando o processo de solução de ocorrências, gerando, assim, menos instrumentos burocráticos, além de interligar a aparelhagem tecnológica da Prefeitura.
"Por exemplo, quando é detectado registro que envolva o trabalho de outra secretaria, como a Meio Ambiente (poda de árvores, desobstrução de acessos, entre outros serviços), a solicitação é enviada instantaneamente via Intranet para a secretaria responsável.
O processo que levava até uma semana para ser executado, hoje tem o seu desenvolvimento em alguns minutos.
O processo que levava até uma semana para ser executado, hoje tem o seu desenvolvimento em alguns minutos.
Os dados coletados serão georeferenciados pelo Observatório de
Segurança Pública de Canoas, ou seja, todos os atendimentos serão divididos por tipo de atendimento, bairro, horário, solicitante (indivíduo) etc. Este georeferenciamento servirá como parâmetro para a verificação de regiões mais problemáticas. "A partir das informações coletadas será possível implementar a ação mais adequada para a
resolução de problemas", conclui o responsável por TI na Guarda Municipal, Jacson Portolon.
Segurança Pública de Canoas, ou seja, todos os atendimentos serão divididos por tipo de atendimento, bairro, horário, solicitante (indivíduo) etc. Este georeferenciamento servirá como parâmetro para a verificação de regiões mais problemáticas. "A partir das informações coletadas será possível implementar a ação mais adequada para a
resolução de problemas", conclui o responsável por TI na Guarda Municipal, Jacson Portolon.
Testes
O sistema de Registro Eletrônica da Guarda Municipal de Canoas (REG-M) vem sendo testado desde a primeira quinzena de janeiro, com a utilização de 10 tablets Galaxy Tab, cedidos pela Samsumg, 10 chips de tráfego e plataforma de dados.
Tecnologia
A Claro é a fornecedora da banda larga 3G que a Guarda Municipal utiliza neste projeto e para isso disponibiliza sua rede 100% capacitada com a tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access), permitindo alta velocidade de transmissão de dados. "Para a Claro, auxiliar a promover a comunicação da Guarda Municipal com a população e contribuir para agilizar e modernizar ainda mais esse processo é de extrema importância", afirma o diretor da regional da Claro para o Rio Grande do Sul, Mauricio Perucci.
A Trevisan, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informática com expertise em dados online, desenvolveu exclusivo programa para o sistema, utilizando como banco de dados a plataforma Umov.me, que propicia a captação instantânea dos dados e seu envio via sinal 3G para a sede operacional da Guarda Municipal canoense e para o Observatório de Segurança Pública de Canoas, que processa as informações.
Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha
Extraída de: http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/4832
Extraída de: http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/4832
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico