Dos que se manifestaram nesta segunda, maioria disse que apóia proposta para o município
Câmara discute projeto de Guarda Municipal
Cada cidadão teve três minutos para manifestar-se e apresentar questionamentos. Entretanto, antes, Passarin apresentou um cronograma das ações envolvendo a segurança na Administração Municipal, com a instalação de nove novas Câmeras de Monitoramento, ainda previstas para estar em funcionamento este ano. Os que mais se manifestaram foram presidentes de Associações de Bairros. Entretanto, o que se viu em alguns momentos, foi confusão sobre o real papel da Guarda Municipal.
- Minha comunidade não é a favor, nem contra, queremos é segurança – disse um integrante do Bairro Glória.
O vereador Mário Gabardo (PMDB), um dos que mais fala sobre o tema nas sessões, disse que ainda existem confusões.
- Lamento muito existir informações distorcidas – afirmou.
Atualmente são 26 vigilantes que atuam na Prefeitura, podendo estes servidores, serem relocados para atuar como Guarda Municipal, mediante treinamento. Em se confirmando, há também aumento de 30 para 40% do Risco de Vida. O Projeto de Guarda Municipal prevê um investimento mensal de R$ 131 mil.
Vereador Mário Gabardo e Élvio de Lima
Neri Mazzochin (DEM) comandou encontro
- A depredação nas Praças já justifica a criação da Guarda Municipal – limitou-se a dizer Aírton Minúsculi (PT).
O presidente da comissão de Segurança da Câmara, Neri Mazzochin (DEM), diz que ainda não tem uma posição formada, mas, quer fortalecer o debate.
- Ainda tenho que analisar todos os requisitos das visitas que fiz em outros municípios – reforçou.
Agora o projeto, que continua em análise na Câmara, tem de entrar em votação, para depois aprovação de Lunelli para colocação em prática.
O Projeto
Pelo projeto a guarda teria duas categorias de agentes – ostensivo e patrimonial - que utilizariam armas não letais (Teaser) e seriam submetidos a cursos de capacitação. A fiscalização das ações dos agentes da Guarda Municipal ficará por conta de uma corregedoria.
Principais atribuições:
- Policiamento preventivo e permanente dos espaços públicos, orientado para a solução de problemas relativos às suas atribuições, interagindo com as polícias estaduais e federais no município;
- Prevenir e inibir atos delituosos que atentem contra as pessoas os bens, serviços e instalações municipais;
- Proteger os patrimônios coletivos, em especial os ecológicos, culturais, arquitetônicos e ambientais do município, inclusive adotando medidas educativas;
- Apoiar a administração municipal no exercício do poder de polícia administrativa e quando necessário acompanhar servidores investidos em cargos de fiscalização;
- Fazer cessar as atividades que violarem as normas de saúde, defesa civil, sossego público, higiene, segurança e outras de interesse da coletividade e prestar segurança a eventos e solenidades promovidas ou que tenha interesse público.
Rubbo e Passarin em Audiência
Comunidade prestigia encontro
Mais Audios (clique e escute)
Audiência propõe Guarda Municipal em Bento
para ouvir clique
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico