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20 fevereiro 2011

Crimes e barulho são as principais reclamações recebidas pela Guarda


Segundo o secretário, grande parte das ligações é para denunciar ocorrências que não são de competência da Guarda. Quando isso ocorre, pessoas são orientadas do procedimento correto

16/02/2011 | 09:26Daniel Costa
Cinquenta e duas ligações diárias. Esse foi o volume de atendimentos no telefone 153 da Guarda Municipal (GM) deLondrina no mês de janeiro deste ano. Ao todo, foram atendidas 1.625 ligações, sendo que grande parte, segundo o secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, foram de ocorrências que não eram de competência da GM.
Segundo o secretário, isso mostra a credibilidade da organização perante à comunidade. Ele explica que algumas ligações relatam ocorrências de roubos ou furtos que são de responsabilidade das polícias Civil e Militar.
“As pessoas ainda confundem os serviços, mas não estamos deixando de atender ninguém. Quando preciso, vamos ao local da ocorrência e acionamos a Polícia Militar”, disse.
O secretário explicou que entre as principais responsabilidades da GM estão fazer a segurança dos prédios e bens públicos e prestar auxílio a Defesa Civil nos casos de calamidade. “Algumas ligações, por exemplo, são referentes a problemas no trânsito, o que não é nossa competência.”
Do total de ligações, 50% foram denúncias de crimes, 30% reclamações sobre barulho, que foram encaminhadas para a Secretaria do Ambiente, e 20% de trotes ou engano. O telefone 153 funciona 24 horas por dia.

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