10 outubro 2011

Luciano Ducci anuncia criação da Secretaria Municipal de Trânsito

10/10/2011 11:36:00 | Autor: pmc | Fonte: pmc
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta segunda-feira (10) a criação da Secretaria Municipal do Trânsito. "A criação da Secretaria faz parte do projeto de evolução na gestão do trânsito para fazer frente às demandas de Curitiba", disse o prefeito, que encaminhou para a Câmara Municipal mensagem do Executivo para a criação da Secretaria.
Após aprovação dos vereadores, a nova Secretaria assumirá as questões de gerenciamento e planejamento de trânsito na cidade, com foco especial na mobilidade urbana.
"Curitiba recebe 1.140 carros novos por semana e tem a maior frota de veículos do País, proporcionalmente ao número de habitantes. Há um conjunto de necessidades, fatores e soluções nesta área que justificam uma secretaria exclusiva", disse Luciano Ducci.
O prefeito citou as 10 grandes obras viárias em execução e as novas ações no setor de transporte. "Temos ainda as obras de mobilidade urbana do PAC da Copa, com o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), e o lançamento do Metrô Curitibano. Ou seja, há uma atenção especial ao transporte e ao trânsito na parte operacional. Com a nova Secretaria, adequamos e melhoramos a estrutura de gestão."
Na prática, os trabalhos de gestão, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito, hoje feitos por uma diretoria de trânsito da Urbs, passam a ser gerenciados pela administração direta da Prefeitura. "Informei aos agentes de trânsito da Diretran, em encontro na manhã desta segunda-feira, que eles serão integrados à nova Secretaria. Eles são capacitados e são os responsáveis pela orientação, educação e a segurança dos motoristas e pedestres em Curitiba", disse o prefeito.
Os agentes da Diretran receberam com aprovação o anúncio de criação da nova Secretaria de Trânsito. No encontro, que contou com a participação do presidente da Urbs, Marcos Isfer, e demais diretores da empresa, o prefeito Luciano Ducci destacou o excelente trabalho realizado pelos agentes de trânsito. "O trabalho que vocês fazem tem uma importância muito grande para nossa cidade. A nova secretaria irá atender à necessidade da cidade sem prejuízo aos funcionários", disse o prefeito aos agentes de trânsito.
 A Secretaria Municipal de Trânsito vai ter o poder de fiscalizar, orientar e educar os motoristas e pedestres. Sob a responsabilidade da nova pasta estarão as Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações). A nova pasta terá quatro diretorias: Engenharia, Educação, Fiscalização e Informações, além da Superintendência e Gabinete do Secretário.
Os agentes de trânsito que hoje integram os quadros da Diretran - servidores públicos concursados sob o regime celetista - passam a integrar os quadros da nova secretaria. Os quadros serão ampliados quando necessário, com a realização de concursos públicos.
  No ano que vem entrará em operação no Anel Viário, o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) que será gerido pela Secretaria de Trânsito. Farão parte do SIM, que integra o pacote de obras para a Copa de 2014, o CTA (Controle de Tráfego em Área), circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, de controle do estacionamento regulamentado (EstaR), de fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.
Softwares avançados e modernos equipamentos trarão melhorias ao trânsito e ao transporte coletivo, aprimorando a mobilidade em toda a cidade e também nas vias de ligação com a Região Metropolitana.
A Prefeitura tem hoje em andamento investimentos da ordem de R$ 160 milhões em obras de modernização viária, entre elas, a da revitalização da rua Fredolin Wolf, a implantação da trincheira Bachacheri/Bairro Alto; a ligação Água Verde/Bigorrilho; a implantação da Linha Verde Norte; a pavimentação das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Desembargador Antônio de Paula; a revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto; o binário Chile/Guabirotuba e o Eixo Tatuquara/CIC.
Neste pacote estão também as obras do Anel Viário, que levará asfalto novo a 25 quilômetros de ruas, além de 50 quilômetros de calçadas; 25 km de drenagem e outros 25 km de infovias em 23 ruas ao redor do Centro de Curitiba.

Um comentário:

  1. porque criar uma nova secretaria!
    quanto vai custar aos cofres essa secretaria?
    se a GUARDA MUNICIPAL PODE FAZER porque jogar dinheiro fora
    isso e um absurdo...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com