18 outubro 2011

Guarda Municipal de Santa Maria a partir de 2012

Tags: 
Postado por redacao em Quarta-feira, Setembro 28, 2011, 23:22
Esta notícia foi postada na categoria Geral e possui 1 comentário até agora.
Elisa Pereira
Ato de homologação da lei foi prestigiado por diversas autoridades das áreas de justiça e segurança pública
Somente a partir de 2012 a Guarda Municipal de Santa Maria estará em atividade, auxiliando na segurança da população e zelando pelo patrimônio público. A previsão é que a efetiva implantação do órgão ocorra entre janeiro e março do ano que vem. Essa é a expectativa do prefeito Cezar Schirmer, e de integrantes do governo, manifestada ontem durante a solenidade de sanção da lei que criou a Guarda Municipal.
Conforme o Poder Executivo, o prazo de alguns meses é necessário para a conclusão de todo processo de implantação. Os profissionais que irão compor a Guarda Municipal virão de uma seleção a ser feita exclusivamente entre os servidores do Setor de Vigilância da Prefeitura, que conta com cerca de 160 funcionários. Parte deles irá se transformar em guardas municipais que atuarão na segurança ostensiva e os demais, que não se enquadrarem nos requisitos para trabalhar na rua, serão guardas municipais patrimoniais, ou seja, cuidarão da proteção dos prédios públicos.
Além de realizar a seleção dos servidores, a Prefeitura também necessitará  garantir o treinamento e adquirir o material necessário para que eles possam atuar, como uniformes para todos, veículos, e armas não letais, de descarga elétrica por exemplo, para aqueles que farão segurança ostensiva. Conforme informações da administração municipal, tudo já estaria sendo agilizado para ser providenciado de maneira simultânea. Foi divulgado ainda que após a Guarda ser implantada com a utilização do atual quadro de vigilantes, em um segundo momento haverá concurso público para contratar novos servidores para o órgão.
Várias autoridades políticas, representantes das áreas de justiça e da segurança pública e convidados participaram ontem do ato que homologou a lei da Guarda Municipal, aprovada no início deste mês pela Câmara de Vereadores. Integrantes da associação que representa os vigilantes do município também acompanharam a cerimônia realizada no Salão Nobre do Prédio da SUCV, local onde está sediado o Gabinete do Prefeito e sua assessoria direta.
Saiba mais
Guarda Municipal será formada a partir de uma seleção de 160 funcionários do Setor de Vigilância da Prefeitura. O setor será dividido em duas equipes, que terão funções distintas.
Guarda Patrimonial – terá a finalidade de proteger os prédios públicos, como a própria Prefeitura, as sedes das secretarias e outros locais
Segurança ostensiva – atuará nas ruas com a finalidade de proteger os cidadãos. O papel dessa equipe será o de dar apoio à segurança pública, ao lado da Brigada Militar e outros órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com