01 março 2012

Curitiba terá 10 Unidades do Paraná Seguro


01/03/2012 15:20:00

  • Compartilhe
principal
Curitiba recebe a partir desta quinta-feira (1º) a primeira Unidade do Paraná Seguro no Estado. 450 homens da Polícia Civil e Polícia Militar e mais 115 agentes da Guarda Municipal de Curitiba ocuparam a região da Vila Audi/União, no Uberaba, deflagrando a implantação da unidade que além da segurança, terá ainda ações de assistência social, além de outros serviços públicos.

Ainda este ano serão implantadas mais 10 unidades em Curitiba. “Este dia 1º de março é decisivo para marcar o início de uma grande revolução que vamos fazer na área da segurança pública no Paraná”, afirmou o governador Beto Richa.

“Estamos trabalhando de forma conjunta e articulada, governo do Estado e prefeitura, no enfrentamento da violência e da criminalidade para garantir a segurança e o bem-estar da família curitibana”, disse o prefeito Luciano Ducci. 

Nas próximas semanas, as ações vão se desdobrar em policiamento comunitário e no fortalecimento de dos serviços públicos na região. “As UPS extrapolam o âmbito das ações policiais e tem um forte caráter social”, adiantou Ducci.

O governador Beto Richa afirmou que ação da UPS vai devolver à comunidade uma região que era dominada pela criminalidade e pelo tráfico de drogas. “Vamos devolvê-la aos cidadãos. Vamos transformar o cenário de regiões com esse perfil, levar políticas públicas do município e do governo estadual e garantir presença permanente da polícia.”

A operação policial foi à campo cumprir 34 mandados de prisão de acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas e abrir caminho para implantação da UPS. A região do Uberaba terá duas bases de UPS.

Módulos
 - O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, informou que serão dois módulos móveis na região e, posteriormente, construídos módulos fixos. “Vamos manter a presença policial intensiva na região por mais 15 dias e, depois, será iniciado as visitas domiciliares com policiais treinados em policiamento comunitário”, disse. 

Na ação, policiais tomaram as vilas Audi, União, Ferroviária, Jardim Primavera, Centenário e Icaraí, áreas que apresenta elevado índice de homicídios e crimes relacionados ao tráfico. Os policiais cercaram as entradas e saídas das vilas, com suporte de viaturas, helicópteros e cães farejadores. Foram presos três acusados de tráfico de drogas e estelionato. 

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, disse que uma grande operação de inteligência policial, iniciada em setembro de 2011, forneceu os subsídios para os pedidos de prisão, a partir da identificação de pontos de venda e consumo de drogas. A primeira parte da operação foi realizada em novembro e dezembro passados, com a prisão de 12 procurados por homicídio, além de lideranças do tráfico na região. 

“A partir de agora as UPS começam a se tornar realidade em Curitiba, que terá dez unidades instaladas ainda em 2012. O processo seguirá na região metropolitana e nas maiores cidades do estado”, afirmou Almeida Cesar. “Também vamos iniciar a implantação de módulos policiais móveis em todos os bairros da capital, para o policiamento comunitário, e das novas delegacias cidadãs”, disse. 

Guarda Municipal - Cento e quinze homens da Guarda Municipal de Curitiba participam da implantação da primeira UPS. O secretário da Defesa Social de Curitiba, Nazir Chain, explicou que várias outras secretarias estão envolvidas na ação conjunta. “Como exemplo, a de Obras Públicas, atuando na melhoria da iluminação, a de Esporte, Lazer e Juventude, a Antidrogas, a da Educação, do Meio Ambiente e a Fundação de Ação Social, entre outras”, disse.
 “A partir de 8 de março, com a implantação da unidade fixa da UPS, a Guarda Municipal continuará reforçando o patrulhamento na área, com rondas diárias”, completou Chain.
 
Na ação de hoje – que durante a manhã realizou 2.700 abordagens pessoais e 1351 vistorias em veículos – a Guarda Municipal atuou fazendo o cerco da área, colaborando nas vistorias e abordagens e garantindo a segurança da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com