Páginas

28 dezembro 2010

LUTO: MORRE BRASIL PARANÁ DE CRISTO

LUTO: MORRE BRASIL PARANÁ DE CRISTO
É com pesar que a CSPB informa o falecimento do vice-presidente para o estado do Paraná, senhor Brasil Paraná de Cristo. O sindicalista faleceu hoje, 26, o motivo da morte ainda está sendo apurado pela Secretaria de Comunicação (SECOM). O presidente da CSPB, João Domingos, decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento do companheiro. “ É uma perda enorme para o movimento sindical brasileiro, o Paraná era um grande exemplo de luta e seu legado certamente fica marcado como um homem diferenciado, lamentamos a perda e decretamos o luto de 3 dias”, disse emocionado Domingos.

Brasil Paraná de CristoServidor Público...

Natural de Rio Azul, interior do Paraná, o Sr. Brasil Paraná de Cristo reside atualmente em Curitiba, sendo casado com a Sra. Odete Piantoni de Cristo. Dessa união nasceram os filhos Brasil Paraná de Cristo II e Percival Da Vinci. É filho de lavradores e comerciantes e a sua trajetória fora de sua cidade natal começou quando chegou a Curitiba para servir o Exército Brasileiro.

Após cumprir o serviço militar, ingressou em 1955 no Serviço Público, como funcionário da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, tendo sido posteriormente requisitado pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde veio a exercer diversas funções, até 1984, ano em que se aposentou.

No Serviço Público Estadual exerceu diversos cargos e, mesmo aposentado, continuou ligado à vida pública e comunitária paranaense. Essa atividade comunitária começou na Igreja Presbiteriana do Brasil, onde foi responsável pela construção da Escola Ecumênica no bairro de Santa Quitéria, onde atualmente reside. Também iniciou as suas atividades classistas com participação na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), associando-se em 1957, primeiramente como Conselheiro, Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal e, atualmente em seu quinto mandato, como Presidente da Diretoria Executiva da ASPP, entidade que reúne mais de 53 mil associados em todo o Estado. Sempre visando ao aperfeiçoamento em busca de novos conhecimentos que possam vir a ser aplicados dentro da ASPP, participou de cursos para bem atender o quadro associativo, além de desenvolver inúmeras atividades assistenciais e comunitárias.

Passo a passo foi galgando etapas dentro da ASPP. Em 1972, foi eleito para o cargo de Suplente de Conselheiro, sendo reeleito em 1975 como Conselheiro Efetivo, pela legenda "Justiça e Trabalho", na qual até hoje permanece como um dos seus integrantes e maiores incentivadores. Como Conselheiro, foi designado pela Mesa Diretora para integrar a Comissão de Finanças e Orçamento, uma das mais importantes do Conselho Deliberativo e Fiscal da ASPP. A partir de sua reeleição como Conselheiro Efetivo do Conselho Deliberativo e Fiscal da ASPP, passou por outros cargos da Mesa Diretora, até ser eleito em 1990 como seu Presidente, na gestão 1990/1993. Em 1991, em função de litígio interno e sempre visando ao bem-estar do quadro associativo da ASPP, foi eleito Presidente da Diretoria Executiva, em reunião extraordinária, para cumprir mandato-tampão no período de 1991 a 1993. Em 1º de maio de 1993 foi eleito, por meio de sufrágio universal, para um novo mandato de 3 anos (1993/1996), como Presidente da Diretoria Executiva da ASPP, cargo que ocupava até então.

Em 1997 integrou a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB onde ocupava até então o cargo de vice-presidente para o estado do Paraná.

É de sua iniciativa a construção da Farmácia do Servidor, em obra inaugurada no ano de 2002. A farmácia da ASPP é atualmente considerada pelo quadro social, como a grande obra dos últimos anos, vendendo medicamentos a preço de custo para os associados e realizando uma média de 3500 atendimentos por mês. Em 2005 foi homenageado na Camara Legislativa de Curitiba como “Servidor Público Padrão”.


SECOM/CSPB

Fonte: http://www.cspb.org.br/destaquesmaior.php?id=12084

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com