Por unanimidade, os vereadores aprovaram Projeto de Lei do Executivo que institui a Guarda Municipal de Tibagi. A Secretaria Administração já trabalha no projeto que cria a Guarda e a expectativa é que até o Carnaval ela já esteja em atuação para proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas do Município, bem como para apoiar a Administração no exercício de seu poder de polícia administrativa, como prevê a Lei. Outro projeto em andamento é para a implantação de câmeras de monitoramento nas ruas.
Nilton Piedade, secretário de Administração, explica que de imediato a Prefeitura deverá contratar o gerente da Guarda Municipal, que será formada primeiramente por 20 servidores públicos que já atuam como vigilantes ou em serviços gerais. “Fiquei feliz de estar nesse momento em Tibagi participando dessa importante decisão. Era um sonho de prefeito, de vereadores, da população e todo o projeto vai acontecer a partir de agora”, ressalta.
Os funcionários serão chamados e treinados para a nova função, segundo Piedade. “Por enquanto não haverá concurso público. Nossos vigias receberão entre 30 a 45 dias de treinamento e estarão aptos”, pontua.
A votação aconteceu na última sessão do ano passado na Casa de Leis, em dezembro. A Lei determina que a Guarda Municipal atuará como corporação uniformizada, com orientação específica para proteção do patrimônio, desde prédios públicos, praças até documentos e obras como bens de valor artístico, histórico e cultural no território do município. Também terá de colaborar no poder de polícia administrativa incluindo trânsito e estacionamento, desde que solicitada. “Devem atuar ainda em conjunto com a Defesa Civil na proteção e defesa da população e do patrimônio em caso de calamidade pública”, indica Piedade.
“A Guarda vai trazer mais segurança. Só o fato de termos veículos nas ruas, pessoas uniformizadas, mesmo que não tenham a função de proteger as pessoas, que é o papel da polícia, certamente vai coibir crimes”, diz o secretário.
Vandalismo
Outro aspecto positivo na opinião do secretário é a redução dos prejuízos causados por vandalismo. “Nossa equipe vai estar circulando dia e noite pelo município e isso poderá inibir quem costuma depredar o patrimônio”. O salário dos novos guardas será de R$ 1.010,53 e eles trabalharão em escalas de 12 horas de serviço por 36 de descanso.
A Guarda Municipal também deverá ter, futuramente, extensão de sua atuação nos distritos de Caetano Mendes e Amparo. “Mais tarde poderemos abrir novas vagas através de concurso público”, salienta.
Outro projeto de segurança para a cidade, de acordo com o secretário, é de instalação de câmeras de monitoramento nos portais de acesso à cidade e ruas do centro. “A Guarda Municipal é que ficará responsável pelo monitoramento das imagens”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico