11 janeiro 2012

ASGMUSP participa de Aula Magna do Curso de Formação de Guardas Municipais em Pelotas


O presidente da entidade participa do lançamento oficial
Num país onde as pessoas clamam por uma segurança pública mais justa e eficiente, está dentre os agentes institucionais incumbidos dessa árdua missão, a figura das Guardas Municipais como boa opção na tentativa de resgatar a confiança do povo nos seus órgãos de proteção para uma consequente melhora nesta problemática área social.
Pensando nisso, Pelotas dá um seguro passo rumo à solução. Na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, às 19h, no auditório do Sesi de Pelotas, tem início oficial o Curso de Formação de Guardas Municipais, que faz parte do programa Academia de Guardas Municipais.
O presidente da Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (ASGMUSP), Eduardo Pazinato da Cunha, participa como mediador do debate acerca do tema Segurança, encabeçado, na ocasião, pelo Sr. Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
Moraes é procurador de Justiça no Rio Grande do Sul, ex-corregedor-geral do Ministério Público, ex-secretário de transparência do governo do Estado, professor nas Escolas da Ajuris, do MP/RS, do Centro de Estudos Jurídicos/RS e do Instituto de Desenvolvimento Cultural, além professor licenciado da Faculdade de Direito da PUC/RS.
Na oportunidade, estarão presentes, ainda, o Sr. Adolfo Antonio Fetter Junior, Prefeito Municipal; Sr. Luiz Eduardo Brod Nogueira, Presidente da Câmara de Vereadores; Dr. José Antônio Dias da Costa Morais, Representando do Poder Judiciário; Sr. Flavio Luis da Silva Gomes Gastaud, Secretário de Segurança de Pelotas; Sr. Ladislau Lopes Neto, Comandante da Guarda Municipal de Pelotas e; o Prof. Eduardo de Assis Brasil Rocha, diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).
Entendendo o assunto – Para quem não está a par do assunto, a Academia consiste num completo Curso de Formação. É um projeto concebido pelo Município de Esteio em parceria com a ASGMUSP, com financiamento da SENASP, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, e apoio do Consórcio Metropolitano da GRANPAL. A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADOSMA) é a Instituição de Ensino responsável pela organização, execução e supervisão do Curso, que deve capacitar cerca de 1560 servidores de guardas municipais de todo o Estado.
O objetivo é qualificar os guardas municipais para que estes estejam preparados para os desafios que a função lhes proporciona. Ao todo serão 476 horas/aula para cada uma das 39 turmas. As aulas ocorremem Santa Maria, São Leopoldo (região metropolitana), Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas, com abrangência em todos os municípios das respectivas regiões.

Confira ainda – Foram várias as oportunidades que o presidente da ASGMUSP defendeu a segurança cidadã. Nas suas palavras:
“A preocupação crescente da cidadania com a segurança nas cidades tem impulsionado a atuação cada vez mais proativa dos municípios na gestão de políticas públicas de segurança, especialmente daquelas voltadas a contribuir com o controle e a prevenção das violências e da criminalidade desde o poder local.
Nesse contexto, o tema da segurança pública seguidamente tem sido abordado a partir do desejo de punição que emerge da divulgação de algum ato violento, ou mesmo do fascínio que desperta algum lançamento de uma nova promessa tecnológica de solução dos problemas das violências e da insegurança no espaço urbano.
Dificilmente, todavia, essa questão é tratada com a complexidade que encerra. Mais raras ainda são as notícias de investimentos públicos na educação e na valorização dos profissionais que compõem o sistema de segurança pública e justiça criminal.
É preciso investir mais e melhor na área da segurança pública.
Por essa razão, a Associação Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Sindicato de Guardas Municipais do Estado, a Faculdade de Direito de Santa Maria, o Município de Esteio e diversas cidades gaúchas, articuladas em torno do Consórcio Metropolitano da Associação dos Prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre – GRANPAL, concebeu e está implementando iniciativa pioneira no país no campo da formação e da capacitação de Guardas Municipais: a Academia Estadual de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul.
Seguindo as diretrizes da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, como ação estruturante do Sistema Único de Segurança Pública, esse projeto pretende capacitar e formar 1560 Guardas Municipais do Estado, bem como, assentar as bases, político-pedagógicas, para a construção da identidade profissional dessa importante agência de segurança, forjando padrões comuns de organização, de gestão e de intervenção das Guardas na segurança das cidades gaúchas…”
Assessoria de Imprensa ASGMUSP
Liana Merladete / Dois Agência de Conteúdo
Extraída de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com