03 maio 2012

Associação dos Servidores Públicos do Paraná - 80 anos - 1932/2012

 

Há exatamente 80 anos atrás, no dia 1º de maio de 1932, um domingo, um grupo de pessoas, servidores públicos, se reuniu no auditório da Associação Paranaense de Imprensa, localizada na Rua 15 de Novembro, em Curitiba. Jamais poderiam imaginar que estavam lançando uma semente que hoje coloca a Associação dos Servidores Públicos do Paraná – ASPP, na primeira posição entre as entidades ligadas ao funcionalismo público paranaense, seja ele, estadual, federal ou municipal.
A fundação que criou inicialmente a Associação dos Funcionários Públicos do Estado, que mais tarde se transformou na poderosa, e sempre bem administrada Associação dos Servidores Públicos do Paraná, com sedes em Curitiba, Antonina, Matinhos, Maringá, São Mateus do Sul e Piraquara. Em breve também será construída uma sede social e esportiva na cidade de Ponta Grossa, além de novas áreas de lazer e entretenimento no litoral. A ASPP mantém ainda 14 agências no interior, onde procede atendimento aos seus associados.
No dia 1º de Maio de 1932, a convocação da reunião em que surgiu a entidade, teve a colaboração dos servidores Pedro Pacheco da Silva Netto, este eleito primeiro presidente e mais: Raul Leite, Algacyr Munhoz Mader, Brasilio Costa, Ângelo Lopes, Acrisio Marques, João Rodrigues, Leocadio Corrêa, Abílio Peixoto, Lange de Morretes, Alcídio Abreu, Oswaldo Piloto, Virmond de Lima e Francisco Gomes Pereira. Foram estes senhores que convocaram os funcionários públicos para a primeira reunião em que se fundou a então, Associação dos Funcionários Públicos do Estado.
De 1932 até hoje, a ASPP foi administrada por 26 presidentes e, cada um a seu modo, realizaram trabalhos fundamentais para o engrandecimento da entidade, hoje reconhecida em todo o País, onde já é considerada a segunda mais importante do Brasil, o que a torna um orgulho para nosso Estado.
Figuras importantes da vida paranaense estiveram à frente da ASPP como Othon Mader, José Munhoz de Melo, Hugo Simas, Faustino Favaro, Altair dos Santos Cavali, Odir Gomes da Rocha, Brasil Paraná de Cristo, entre muitos outros. Hoje presidida com brilhantismo pelo Promotor de Justiça aposentado, Altair Pissaia, que continua escrevendo com sabedoria e trabalho, ao lado de seus companheiros de diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal, presidido por Silas Barbosa e Silva, a história magnífica da Associação dos Servidores Públicos do Paraná eleitos que foram pela legenda “Justiça e Trabalho” que vem colaborando de forma decisiva na constituição das diretorias que comandam a entidade dos servidores públicos paranaenses.
Os associados contam com diversos benefícios: empréstimos financeiros, áreas de hospedagem e lazer no litoral, em Piraquara, São Mateus do Sul, Maringá e área de entretenimento no bairro de Santa Quitéria e dentre outras benfeitorias, duas farmácias que vendem medicamentos a preço de custo. Somados, os patrimônios já erguidos, totalizam mais de 22 mil metros quadrados edificados o que representa a contribuição da ASPP através da Diretoria Executiva em comunhão com o Conselho Deliberativo e Fiscal, para valorização dos servidores públicos de nosso Estado, onde metas traçadas são sempre cumpridas, com coerência e transparência. E é desta forma que a ASPP vai construindo sua parte da história de nosso Estado, sempre de maneira clara e competente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com