22 novembro 2011

Pichadores cumprem pena socioeducativa nesta sexta



Trinta menores de idade, autuados em flagrante por crime de pichação em Curitiba, assistirão, nesta sexta-feira (25), a palestra socioeducativa orientada por instrutores da Guarda Municipal de Curitiba. A palestra será às 13 horas, na 3ª Vara da Infância e da Juventude.

A medida faz parte do cumprimento de pena alternativa para a recuperação dos infratores, definida a partir de convênio entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e o Poder Judiciário. Os menores assistirão à palestra intitulada “Pichar é Legal?”, acompanhados dos pais ou responsáveis. A abordagem, que terá a participação da Juíza da 3ª. Vara da Infância e da Juventude, Maria Roseli Guiessmann e da Promotora Heloíse Bettega Kuniyoshai Casagrande, inclui orientação ambiental e os efeitos do delito nas esferas civil, penal e administrativa.

Legal e ilegal – Pichar é ato ilegal previsto em lei. Já a grafitagem, em espaços públicos e privados, devidamente autorizada pelos proprietários, é um ato legal. Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a descriminalizar a conduta da grafitagem, a partir da lei 11.095/2004, que prevê ainda, a proibição da venda de sprays a menores de 18 anos. A legislação curitibana serviu de modelo para a Lei Federal 12.408, sancionada em 25 de maio de 2011, pela Presidente Dilma Rousseff. A lei descriminaliza a grafitagem em todo o país e proíbe a venda de sprays a menores.

Recuperação - Esta é a terceira palestra realizada neste ano para orientação de menores pichadores, como parte da parceria do município de Curitiba com o judiciário.

De abril deste ano até agora as orientações de recuperação foram dadas 60 menores infratores acompanhados dos responsáveis.

O crime de pichação é previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito paga multa administrativa de R$ 714,20. Além da multa, os menores de idade cumprem pena alternativa e os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal. Os infratores também ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.

Denúncias – As denúncias são importantes no combate às pichações. O inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, da Guarda Municipal, informa que neste ano houve 645 denúncias desses casos em Curitiba. Foram 160 flagrantes de 97 menores e 73 maiores pichando nas ruas da cidade. “Os pontos de maior incidência deste tipo de delito estão na região central. Cerca de 50 fragrantes e encaminhamentos foram feitos nos bairros São Francisco e Centro”, diz Frederico.

O inspetor da Guarda ressalta que, nos casos de denúncias, é importante dar a descrição dos pichadores para facilitar a identificação durante as rondas. “É necessário saber estatura, cor da roupa e outros detalhes”, explica.

As denúncias devem ser feitas pelo telefone 153.

Serviço:

Palestra socioeducativa para pichadores
Data: sexta-feira, 25 de novembro
Horário: 13 horas
Local: 3ª. Vara da Infância e Juventude, rua Pastor Manoel Virgílio de Souza, 1310 – Capão da Imbuia

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pichadores-cumprem-pena-socioeducativa-nesta-sexta/25030

2 comentários:

  1. Pelo amor de Deus! É por isso que o Brasil não vai pra frente. TANTA COISA PRA SE PREOCUPAR E VOCÊS VEM SE PREOCUPAR COM PIXAÇÃO! TENQUE PIXAR MESMO, A POLICIA PEGA PIXADOR NE? AGORA PRA PEGA LADRÃO ELA TÁ POCO SE FUDENDO LITERALMENTE. QUANTAS VEZES DEU ROUBO E FOI LIGADO A POLICIA E ELA DEMOROU MAIS DE 5 HORAS PRA CHEGAR? VÁRIAS! VOCÊS PARECEM QUE NÃO TEM CABEÇA, A POLITICA É LITERALMENTE UMA PALHAÇADA, VOCÊS SÃO UNS COMÉDIAS. VÃO FAZER O QUE É NECESSARIO E NÃO ACHAR O QUE TEM PRA FAZER. VOCÊS SÃO O NOJO DA POPULAÇÃO! TANTA GENTE PASSANDO FOME E VOCES ALIMENTANDO IBOPE PRA PIXAÇÃO? FAÇAM MEU FAVOR, SEUS BOSTAS!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com