14 maio 2009

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA É A PRIMEIRA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS A PARTICIPAR DO PRONASCI


COM O BOM TRABALHO REALIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA, O MUNICIPIO SE TORNA A PRIMEIRA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS A PARTICIPAR DO PRONASCI.



O Prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” juntamente com o Diretor da Guarda Municipal Guilherme Maia estiveram em Brasília na quinta-feira 30 de abril para a assinatura do convênio entre o Ministério da Justiça e a prefeitura de Varginha para adesão no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

O Prefeito e o Diretor da Guarda Municipal foram recebidos às 11h da manhã de quinta-feira no Ministério da Justiça pelo Assessor de Assuntos Federativos Dr. Juarez Pinheiro que estará representando o Ministro da Justiça Tarso Fernando Herz Genro.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o PRONASCI marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Varginha é a primeira cidade de interior do Estado de Minas Gerais a assinar o convênio de acordo com informações da assessoria de comunicação do Ministério. Segundo a assessoria, apesar do grande número de solicitações enviadas de diversas partes do país, a cidade foi escolhida em função da credibilidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na área de segurança pelo município, apesar do projeto priorizar cidades com índices elevados de violência e que sejam ou estejam diretamente ligadas às grandes metrópoles. Em todo o país, numa primeira etapa, apenas cerca de 15 cidades tiveram sua solicitação de adesão aprovadas e assinaram o convênio na quinta-feira.

Entre os principais eixos do PRONASCI destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

De acordo com o Diretor da Guarda Municipal Guilherme Maia, Varginha apresentará dois projetos prioritários que são o Bolsa Formação e o Vídeo Monitoramento. O projeto Bolsa Formação, que é previsto em uma das ações que receberão verbas destinadas ao PRONASCI, visa a qualificação profissional dos agentes de segurança pública e justiça criminal, contribuindo em sua valorização e o consequente benefício da sociedade. O Vídeo Monitoramento, que também busca verbas do programa, tem o objetivo de instalar 32 câmeras distribuídas em diversas partes da cidade já diagnosticadas, interligadas numa central de monitoramento 24 horas trabalhando assim na prevenção à criminalidade e apoio à fluidez do trânsito na cidade.

Um comentário:

  1. Frederico, Parabéns pela iniciativa desse site que muito vai nos ajudar, em nome de todos os Guardas Municipais de Varginha e pq não do Brasil , agradeço pela luta incansavél, abraço seu amigo Insp Maciel

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com