22 julho 2012

Guarda Municipal é referência em proteção escolar!



O sargento Márcio Ribeiro, membro honorário da Patrulha Rodoviária da Califórnia, nos Estados Unidos, e instrutor de Primeiros Socorros da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (SP), vai representar o Brasil em congresso na cidade de Reno em Nevada (EUA). No evento, que se realiza bienalmente, é apresentado um perfil dos programas de proteção escolar em cada país participante. Por entender como referência nacional o trabalho de Porto Alegre, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) por meio da Guarda Municipal, o sargento Ribeiro solicitou ao prefeito José Fortunati um relatório do serviço.

Para a comunidade escolar, a Guarda Municipal desenvolve ações focadas na prevenção à violência a partir do monitoramento por vigilância fixa e motorizada em 96 escolas . Paralelamente realiza, através do Núcleo de Ações Preventivas (NAP), o programa Dois Caminhos e uma Escolha, quando os jovens avaliam passo a passo os caminhos que tomam os que se desviam da orientação educacional chegando ao limite dos conflitos com a lei, seja por brigas, pichação, drogadição até o crime. Há também o Teatro de Bonecos, que trabalha de forma lúdica à prevenção a violência, focada na Justiça Restaurativa.

Conforme o comandante Eliandro Oliveira de Almeida, a Guarda Municipal de Porto Alegre conta hoje com 36 viaturas totalmente equipadas e 24 motos. Destes veículos, 14 carros e dez motos estão diretamente ligadas ao trabalho da ronda, com a missão de prevenir situações de risco no ambiente escolar. "Há um comprometimento com o desenvolvimento do modelo de Guarda Comunitária, que traz o conceito do cidadão como bem patrimonial", afirma.

Todo esse trabalho hoje desenvolvido por 557 guardas municipais em Porto Alegre resulta de um planejamento elaborado desde 2002, quando teve início os trâmites de parceria com o Ministério da Justiça que repassou na época as primeiras 20 viaturas do Programa Vizinhança Segura. Atualmente, as atividades voltadas à segurança nas escolas são de preparação dos guardas municipais para o trabalho com videomonitoramento nas escolas municipais, cujas câmeras serão instaladas até o final do ano, conforme planejamento da Secretaria Municipal da Educação.

fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com