28 janeiro 2013

Guardas Municipais recebem treinamento



Os 1,6 mil integrantes da Guarda Municipal de Curitiba vão passar, até o fim deste ano, por uma reciclagem completa. A primeira turma, com 250 guardas, iniciou as aulas nesta segunda-feira (28). Entre os aspectos tratados no curso estão técnicas de abordagem, procedimentos operacionais, utilização correta das viaturas, uso escalonado da força e como proceder durante as ações.  O curso é realizado  no Salão Barigui, no Parque Barigui.

Também fazem parte do currículo alguns procedimentos de Defesa Civil, o que inclui entrada, saída e evacuação de locais e auxílio a vítimas em casos de emergência. “Alguns guardas municipais se formaram em 1988 e nunca mais tiveram uma reciclagem como esta”, explica o gerente de instrução, Luiz Antônio Rubin. O treinamento será extensivo inclusive a guardas municipais que estejam afastados por problemas de saúde, por exemplo.

Segundo o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho, o estágio de qualificação profissional cumpre o Decreto federal 5.123, que determina a realização de 80 horas de cursos voltados ao atendimento de qualidade ao cidadão. “Pela primeira vez essa determinação está sendo cumprida”, diz.

A agente Salete Barbosa Mazutti, há 22 anos na Guarda Municipal de Curitiba, confirma. “Há anos eu não tinha uma reciclagem completa como esta”, afirma. “Me sentirei mais preparada e mais segura daqui para a frente, para dar um melhor atendimento à população.”
Ela comenta que, quando se formou, a abordagem interpessoal não era um assunto tão valorizado quanto é hoje. “É necessário o treinamento para não ficarmos defasados”, diz Salete. Assuntos atuais como bulling e homofobia são tratados durante o curso.

“Eles vão relembrar aqui coisas que aprenderam na academia, além de entrar em contato com novos conceitos, mais avançados, de segurança”, afirma a gerente de instrução Eliane Hirt Ferreira Muller.
Na prática 
O estágio de qualificação é realizado em duas fases. A primeira, que teve início nesta segunda (28), é teórica, com carga horária de 52 horas. Na segunda fase haverá 28 horas de atividades praticas, quando os alunos serão distribuídos nos parques da cidade para estágios operacionais.

Ao longo do dia, os guardas terão aulas de Direitos Humanos, Estatuto do Desarmamento, Rádio Comunicação, Procedimento em Ocorrências e o Uso Progressivo da Força, Legislação, Técnicas de Abordagem, Técnicas de Algemamento e Técnicas de Patrulhamento.
Radio Prefeitura
Guardas Municipais recebem treinamento






Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guardas-municipais-recebem-treinamento/28425


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com