11 maio 2013

Reunião técnica define Planejamento de Segurança para Copa



Copa 2014

08/05/2013


Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná.
Integrantes de todas as Forças de Segurança, incluindo as Forças Armadas, estiveram reunidos nesta terça-feira (07), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, visando a integração de todos os órgãos e a definição de um planejamento estratégico para prevenção e ação com foco na Copa do mundo de 2014.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto: General Freitas, da 5 RM /  5ªDE do Exército
Brasileiro.
Uma apresentação feita pelo General Fernando Marques de Freitas, coordenador da Comissão de Assuntos para a Copa 2014 do Exército Brasileiro, mostrou que as ações estarão divididas em duas partes: Segurança Pública, envolvendo Estádios, Centros de Treinamento (CTs), fan fest, portos, aeroportos, rede hoteleira, pontos turísticos, estradas, escolta de delegações, fronteiras e Locais de Exibição Pública e Defesa, que inclui Comando e Controle, Espaço Aéreo, Fiscalização de Explosivos, Defesa Cibernética, Defesa QBRN, Força de Contingência, Emprego de Helicópteros, Contra Terrorismo e Estruturas Estratégicas.

“Vamos avançar numa fase além do planejamento, com simulações, exercícios e finalizações de protocolos. Tudo integrado, incluindo o Centro de Comando e Controle”, disse o general Freitas.

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha, apresentou uma relação dos principais pontos vulneráveis, onde as Forças de Segurança deverão estar presentes. “Nós relacionamos locais como estádio, aeroporto, fan fest, rodoferroviária, CTs e outros pontos onde haverá uma grande concentração de turistas”, afirmou o secretário da Copa.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto: General Freitas, da 5 RM / 5ªDE do Exército
Brasileiro.
Outra apresentação foi feita pelo coronel PM Milton Fadel Junior, presidente da Câmara Temática de Segurança e responsável pela coordenação do Projeto Copa 2014 pela Polícia Militar do Paraná. “Todas as diretrizes de planejamento estão sendo colocadas em prática, pois a Copa do Mundo atrai a atenção de bilhões de expectadores e por esta razão requer uma atenção especial por parte dos órgãos de Segurança Pública, no sentido de propiciar elevado grau de segurança que se exige em uma competição de nível internacional”, disse o coronel Fadel.

A Coordenação Operacional da Copa do Mundo da Polícia Militar é integrada por oficiais da corporação e criou 16 setores, envolvendo inteligência, informática, escolta, comunicação, policiamento na Arena, fan fest, Centros de Treinamento, trânsito e outros importantes locais de coordenação. Foi apresentado o cronograma de trabalho da equipe, que começou no último dia 03 de maio, com uma reunião onde foram designados os coordenadores e auxiliares. “Vamos atuar com planejamento específico, logístico e de ensino, durante 2013 e 2014, até o mundial, incluindo um relatório em agosto de 2014 para avaliar o resultado das ações desenvolvidas na Copa do Mundo”, informou ainda o coronel Fadel.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto: Secretário Mario Celso Cunha falou sobre os
principais pontos de grande concentração de público na Copa 2014.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, participou da reunião e destacou que, “o governador está entregando novas viaturas para as polícias, novos equipamentos, e contratando novos policiais concursados”. “Tudo isto vai além da Copa e seguirá como legado para a nossa sociedade”. “A participação das Forças Armadas é muito importante neste processo e estamos solidários nesta integração”, destacou Vasques, que agradeceu a presença dos integrantes do Exército Brasileiro na reunião.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto: Secretário Mario Celso Cunha falou sobre os
principais pontos de grande concentração de público na Copa 2014.
O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, anunciou que a corporação está preparada para os grandes eventos, com policiamento ostensivo fardado e velado, preventivo e repressivo, bem como as ações de defesa civil. “Estou contente com esta visível integração das Forças de Segurança e proponho uma agenda permanente de trabalho específico para as ações da Copa 2014”, informou o coronel Bondaruk. Ficou definido que as reuniões serão mensais, passando depois para quinzenais e no ano de 2014 semanais.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto: General Freitas, da 5 RM / 5ªDE do Exército
Brasileiro.
O delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge-PR), do Ministério da Justiça, falou dos avançados estágios das Oficinas Temáticas, avançando agora para os testes dos protocolos. “No próximo dia 14 de maio, terça-feira, estaremos realizando uma nova rodada de negociação das Temáticas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Curitiba, quando vamos apontar os caminhos para a finalização de todos os protocolos, partindo para as ações de campo, com simulações e exercícios coletivos”, disse Garcia.

Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto (D/E): General Freitas e os secretários Mario
Celso Cunha (Copa 2014), Cid Vasques (Segurança) e Adilson Castilho
Casitas (Casa Militar).
Também usaram da palavra, destacando os trabalhos de preparação, o coronel Adilson Castilho Casitas, secretário Chefe da Casa Militar, que falou sobre o trabalho da Defesa Civil; o delegado Marco Antonio Lagana, que anunciou a programação da Polícia Civil para a Copa, além da participação de mais de 300 policiais civis bilíngues e trilíngues, e o coronel Altivir Cieslak, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, que destacou o efetivo que virá do interior para a Cidade-sede e Região Metropolitana, além de manter um contingente nas cidades turísticas do Paraná.
Curitiba. Reunião realizada nesta terça-feira no Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar do Paraná. Na foto (E/D): Cel. Bondaruk, secretário Mario Celso
Cunha e o General Freitas.
Além dos oradores General Freitas, Coronel Bondaruk, secretários Cid Vasques, Mario Celso Cunha e Coronel Castilho, Coronel Cieslak, Delegado Lagana, Delegado Flúvio e Coronel Fadel Junior, participaram da reunião as seguintes autoridades: Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, Comandante do Corpo de Bombeiros; Coronel Romulo Marinho, do Exército Brasileiro; Inspetor Claudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba; Samarone Bueno, diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Willian Oliveira, coordenador da Guarda Municipal de São José dos Pinhais; delegados da Polícia Civil Clóvis Galvão, Luis Alberto Cartaxo, Naylor de Lima, Walter Barufi, Eduardo Marcelo Castella, Roberto Heusi de Almeida Junior, Itiro Hashitani e Amarildo Antunes, do COPE; Antonio Carlos Cordeiro da Silva e Juan Soto Franco, do Detran/PR; Major Adilson Correia dos Santos, Capitão João Carlos, Capitão Ivan Ricardo Fernandes, Tenente Roberta Mildemberg e Tenente Coronel Barros, da Polícia Militar; Tenente Daniele, do Corpo de Bombeiros; Coronel Luiz Augusto Santiago e Lilian Moraes, da Abin; Ricardo Nunes e Thathiana Assad, da SESP e Valdir de Cordóva Bicudo, Investigador da Polícia Civil.

Fotos: Fotos: Antonio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com