23 abril 2014

Menores que picham em Curitiba (PR) são obrigados a limpar os muros


Adolescentes flagrados pichando têm que prestar serviço comunitário.
De cada 100 adolescentes, apenas três voltam a pichar.
Ana Zimmerman Curitiba, PR
Edição do dia 22/04/2014

A Guarda Municipal de Curitiba recebeu no ano passado mais de duas mil denúncias de pichação. Para tentar acabar com esse problema foi criado um projeto que obriga quem for pego pichando, a deixar tudo limpinho e já tem resultado. De cada 100 adolescentes pegos, apenas três voltaram a pichar.
Limpar uma parede dá bem mais trabalho do que pichá-la. Vinte e cinco adolescentes aprenderam isso na prática. Em Curitiba, menores de idade, flagrados danificando o patrimônio, têm que prestar serviço comunitário. Os jovens também são informados sobre os prejuízos que a pichação traz à cidade.
Depois que o programa começou, há três anos, o índice de reincidência, de jovens que voltam a cometer infração, caiu. De cada 100 adolescentes, apenas três são flagrados novamente pichando muros.
“A medida socioeducativa não consiste apenas de aplicar uma medida e sim instruir, educar e ressocializar. Levar para eles o conhecimento do que é certo e errado”, fala o diretor da Guarda Municipal, Cláudio de Carvalho.

A Guarda Municipal recebeu mais de duas mil denúncias de pichação no ano passado, e fez 375 flagrantes. Quando são menores de idade, os pais pagam multa de R$ 1.693 mil, e precisam acompanhar o filho, na prestação de serviço.
“A gente exige a participação dos pais, porque muitas vezes os pais nem sabem que os filhos, ao invés de ir para o colégio, estão pichando”, fala a promotora de Infância e Juventude, Danielle Tuoto.

Na limpeza, os adolescentes recebem a orientação de funcionários da prefeitura. A fachada da editora do comerciante Tony Musumeci foi recuperada. Só no ano passado, ele conta que gastou R$ 10 mil para apagar as pichações. “Realmente é uma ação que se for educativa e tiver resultado, nós apoiamos”, diz o comerciante.

Esse trabalho é contínuo, acontece uma ou duas vezes por mês, dependendo do número de infrações. O próximo mutirão de limpeza vai ser na sexta-feira (25).

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/04/menores-que-picham-em-curitiba-pr-sao-obrigados-limpar-os-muros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico

Onde Encontrar os Livros? Clik no Banner

Fale Conosco

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado



http://www.linkws.com