Adolescentes flagrados pichando têm que prestar
serviço comunitário.
De cada 100 adolescentes, apenas três voltam a pichar.
De cada 100 adolescentes, apenas três voltam a pichar.
Ana Zimmerman Curitiba, PR
Edição do dia 22/04/2014
Limpar uma parede dá bem mais trabalho do que pichá-la. Vinte e cinco adolescentes aprenderam isso na prática. Em Curitiba, menores de idade, flagrados danificando o patrimônio, têm que prestar serviço comunitário. Os jovens também são informados sobre os prejuízos que a pichação traz à cidade.
Depois que o programa começou, há três anos, o índice de reincidência, de jovens que voltam a cometer infração, caiu. De cada 100 adolescentes, apenas três são flagrados novamente pichando muros.
“A medida socioeducativa não consiste apenas de aplicar uma medida e sim instruir, educar e ressocializar. Levar para eles o conhecimento do que é certo e errado”, fala o diretor da Guarda Municipal, Cláudio de Carvalho.
A Guarda Municipal recebeu mais de duas mil denúncias de pichação no ano passado, e fez 375 flagrantes. Quando são menores de idade, os pais pagam multa de R$ 1.693 mil, e precisam acompanhar o filho, na prestação de serviço.
“A gente exige a participação dos pais, porque muitas vezes os pais nem sabem que os filhos, ao invés de ir para o colégio, estão pichando”, fala a promotora de Infância e Juventude, Danielle Tuoto.
Na limpeza, os adolescentes recebem a orientação de funcionários da prefeitura. A fachada da editora do comerciante Tony Musumeci foi recuperada. Só no ano passado, ele conta que gastou R$ 10 mil para apagar as pichações. “Realmente é uma ação que se for educativa e tiver resultado, nós apoiamos”, diz o comerciante.
Esse trabalho é contínuo, acontece uma ou duas vezes por mês, dependendo do número de infrações. O próximo mutirão de limpeza vai ser na sexta-feira (25).
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/04/menores-que-picham-em-curitiba-pr-sao-obrigados-limpar-os-muros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua contribuição.
Inspetor Frederico